Atualizado em 10.01.2012

Pessoas | Gestão de pessoas

Adotamos uma série de iniciativas para manter a energia vital de todos os nossos profissionais. A empresa conta com uma estrutura corporativa adequada ao seu porte, na qual são disseminados os valores, a cultura e uma identidade única para todos os nossos colaboradores.

Para estabelecer uma relação responsável e transparente, a Fibria adota um processo de avaliação que alcança todos os executivos da companhia, cujo objetivo é adotar as melhores práticas existentes nas unidades industriais, florestais e administrativas.

Esse processo contribui na construção da reputação da Fibria junto a seus principais públicos de relacionamento, e estimula a captura de sinergias e o aproveitamento amplo do seu quadro de profissionais.

Valorização e respeito pelos profissionais

A valorização e o respeito pelos profissionais é um compromisso constante da empresa.

A gestão de saúde e segurança é uma das principais prioridades da Fibria que dissemina a ideia da importância de todos assumirem a responsabilidade pela segurança, e não poupa recursos para reduzir cada vez mais os índices de acidentes.

A verificação e garantia das condições de saúde e segurança no trabalho, bem como da utilização de equipamentos adequados de proteção, é abordada também por itens do acordo coletivo firmado com as entidades representantes dos empregados.

Todas as ocorrências relacionadas à saúde e segurança dos profissionais são registradas e monitoradas com base em um padrão corporativo de comunicação de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais. Parte integrante do sistema de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), orienta o registro de ocorrências tanto no âmbito da empresa, quanto fora dela. A iniciativa disponibiliza à área de segurança os elementos necessários para o desenvolvimento de campanhas de sensibilização que extrapolam os limites de gestão da empresa e que trazem grande contribuição à qualidade de vida dos empregados, familiares e das comunidades próximas às suas áreas de operação.

Há ainda o Módulo de Comportamento Seguro. Ele é parte do Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e se constituiu na aplicação da ferramenta Observação de Riscos no Trabalho (ORT) e numa sistemática de observação de comportamento por profissionais treinados.

Os principais programas desenvolvidos pela Fibria para assegurar a segurança no trabalho envolvem a Prevenção de Riscos Ambientais, a Segurança Radiológica Industrial, o Atendimento de Emergências no Transporte Rodoviário e Armazenagem de Produtos Perigosos, a Padronização de Uniformes e EPIs, o Programa Estrada Segura, Floresta Segura e a ferramenta de comunicação em segurança “Movimento Alerta”.

Integram, ainda, o sistema diferentes grupos e comitês que auxiliam no monitoramento e aconselhamento em relação às condições de saúde e segurança.

Programa Fibria de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

O + Vida, Programa de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida Fibria, propicia o bem estar de nossos profissionais e de seus familiares. Mais do que transmitir orientações e manter atividades relacionadas aos cuidados com a saúde, este Programa busca a conscientização e a adoção de hábitos saudáveis em todas as questões relacionadas à qualidade de vida, seja físicas ou emocionais.

Responsabilidade compartilhada

Um dos valores do programa está baseado na responsabilidade compartilhada. Isto significa que iniciativas direcionadas aos cuidados com a saúde, incentivo à atividade física e ao lazer, entre outras, são propostas pelo + Vida dando ferramentas para que cada um gerencie seu estilo de vida.

O + Vida foi desenvolvido para que seja um instrumento de ligação entre o profissional, sua família e a qualidade de vida.

Nosso Programa é constituído de ações de incentivo a atividade física, orientação nutricional, ações preventivas de saúde, saúde da muher e da gestante, programa de suporte psicossocial, jurídico e financeiro, ergonomia, vida financeira, entre outras.