Fibria News

Contatos das Assessorias de Imprensa

FSB ComunicaçõesNacional
Maria Cláudia Almeida
Tel.: (11) 3165 9648
Cindy Correa
Tel.: (11) 3165 9570
Paula Barcellos
Tel.: (11) 3165 9589
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Kamilla Barboza
Tel.: (12) 3939 2699
(12) 99188 7437
Performa ComunicaçãoMS
Kamilla Barboza
Tel.: (12) 3939 2699
(12) 99188 7437
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092

Atualizado em 04.03.2015

Mídia | Releases

2 de março de 2015 - Fibria apoia encerramento do projeto “Ofícios de Jacareí”

Websérie conta a história de personagens com antigas profissões

Jacareí (SP) – O projeto “Ofícios de Jacareí”, que conta com o apoio da Fibria, por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) terá seu encerramento no dia 5 de março, com a exibição da websérie completa. O evento acontece no teatro Educamais às 20h e é aberto ao público com entrada gratuita.

Desenvolvido pela Borandá Audiovisual e pelo Núcleo Audiovisual de Jacareí, o projeto tem por objetivo aliar a arte ao registro histórico das profissões preservando a memória de trabalhos que, aos poucos, estão desaparecendo da sociedade, tais como alfaiates, ourives e sapateiros.

“Nós queremos transmitir por meio da cultura audiovisual, a vida desses trabalhadores e as peculiaridades de suas atividades. Além disso, também queremos mostrar para a comunidade que a arte é uma forma de economia e trabalho, pois praticamente 70% da nossa equipe vive deste setor”, afirma Wagner Rodrigo, responsável pelo projeto.

Para a analista de Sustentabilidade da Fibria, Ana Luiza Reis, apoiar o Ofícios de Jacareí é uma satisfação para a empresa. “O projeto foi selecionado por um grupo de empregados da Fibria, convidados a analisar todos os projetos da LIC, e que hoje, se orgulham dos resultados alcançados”, relata.

A produção da websérie iniciou-se em maio de 2014 com pesquisas sobre os personagens em cada episódio apresentado. Foram meses de oficinas, workshops, palestras e gravações dos capítulos, inclusive com making of.

Sobre os episódios:

Ao todo são sete episódios que narram a história de cada personagem e sua vida com a profissão. O primeiro é sobre o alfaiate Manoel dos Santos que está há mais de 60 anos neste ofício.

O consertador de rádio, José de Souza Camargo é o personagem do segundo episódio. Conhecido como Zé do Rádio, o morador de Jacareí atua há mais de 40 anos e nas horas vagas é violeiro.

Relatando um pouco sobre a vida de sapateiro de Valter Pereira dos Santos sua história é contada ao longo de 30 anos de profissão e relembra com saudade seu tempo de engraxate.

Hugo Siqueira Rosa mostra seu dia a dia como barbeiro, ofício que realiza há mais de 40 anos.

Uma história de pai e filho movida pela profissão é sobre a vida de Luiz Luciano, relojoeiro há 30 anos, que transmitiu seu conhecimento ao filho Luiz Donizetti que segue até hoje o mesmo caminho.

O sexto episódio é sobre um dos poucos tipógrafos que resistiu na cidade. Pedro Paulo de Melo se orgulha da profissão que aprendeu com o irmão.

A websérie encerra com o personagem Gilmar Pinto de Oliveira, que aprendeu com o pai o ofício de cabeleireiro quando ainda era adolescente.

A exibição dos episódios acontece a cada duas semanas na TV Câmara – canal 61.4 UHF – e também no Youtube “Ofícios Jacareí”.

Serviço:

Encerramento "Ofícios de Jacareí - Websérie”
Local: Teatro Educamais Jacareí – sala Ariano Suassuna
Endereço: Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 595, Centro - Jacareí
Data: 5 de março (quinta-feira) às 20h
Entrada gratuita

<< VOLTAR