Assine nosso informativo semanal

Contatos das Assessorias de Imprensa

FSB ComunicaçõesNacional
Angelita Gonçalves
Tel.: (11) 3165 9747
Cindy Correa
Tel.: (11) 3165 9570
Paula Barcellos
Tel.: (11) 3165 9589
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Kamilla Barboza
Tel.: (12) 3939 2699
(12) 99188 7437
Performa ComunicaçãoMS
Kamilla Barboza
Tel.: (12) 3939 2699
(12) 99188 7437
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092

Atualizado em 26.05.2011

Mídia | Notícias

26.05.11 - Fibria abre inscrições para o Concurso Tempos de Escola

Em sua terceira edição, novidade em 2011 é a criação de uma categoria que premiará alunos do 3 º ao 5º ano do ensino fundamental

Com o objetivo de valorizar e reconhecer alunos e professores da rede pública de ensino, a Fibria, por meio do Instituto Votorantim, abre as inscrições para a terceira edição do Concurso Tempos de Escola. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, e premiará redações de alunos do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE).

No Vale, Santa Branca, Jambeiro e Jacareí participam do projeto e já podem realizar inscrições até 31 de julho de 2011 pelo site: www.blogeducacao.org.br/temposdeescola. Os vencedores serão divulgados em setembro.

O Concurso: Neste ano, o Tempos de Escola traz algumas novidades. Uma delas é a criação da categoria Ensino Fundamental I, voltada para alunos do 3º ao 5º ano, ampliando, assim, o número de estudantes que serão sensibilizados com o concurso. Outra mudança é a escolha de temas diferentes, que valorizam a escola e a educação, para cada uma das três categorias (veja quadro abaixo).

Categoria Anos Tema Prêmio
Categoria 1:
Ensino Fundamental I
3º ao 5º ano Memórias dos tempos de escola Bicicleta Caloi Aro 20
Categoria 2:
Ensino Fundamental II
6 º ao 9º ano Acontece na escola Câmera fotográfica digital Sony
Categoria 3:
Ensino Médio
1º ao 3º ano O valor da educação Netbook HP mini

Serão escolhidas até três redações por município, com um premiado para cada categoria. Além dos prêmios acima, os alunos terão seus textos publicados em um livro coletivo, que será lançado em 2012.

Os professores orientadores e as escolas nas quais estejam matriculados os alunos vencedores também receberão kits com materiais pedagógicos e passarão a ter acesso à plataforma FuturaTEC (http://futuratec.org.br/), espaço virtual em que estão disponíveis as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.

O Concurso Tempos de Escola premiará, ainda, como Destaques Nacionais os autores dos três melhores textos, sendo um por cada categoria. Cada aluno vencedor e seu respectivo professor orientador receberão um computador. A Comissão Julgadora que avaliará as redações será composta por representantes do MEC, Canal Futura, Blog Educação e Instituto Votorantim.

Além da valorização e reconhecimento de alunos e professores, o Concurso Tempos de Escola também tem como objetivo sensibilizar os estudantes, suas famílias e as comunidades para a importância de uma educação escolar de qualidade. Ao longo de seus dois anos, o concurso recebeu 1.239 inscrições. As redações vencedoras em 2010 estão disponíveis, na íntegra, no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br).

Segundo Rafael Gioielli, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Votorantim, “a educação é um dos bens mais importantes que uma pessoa pode adquirir e representa um fator determinante para realizações pessoais e profissionais. Neste sentido, o Concurso Tempos de Escola vem mostrando ser uma ferramenta eficaz para valorizar o trabalho e empenho de professores e alunos, bem como de estímulo à busca por melhorias na qualidade de ensino, pois envolve toda uma comunidade”.

Sobre o Instituto Votorantim

Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. Sua criação veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade.

Como o Grupo está presente em mais de 300 municípios em todo o Brasil, o Instituto Votorantim desenvolve um trabalho focado no desenvolvimento local sustentável das comunidades com as quais se relaciona. Essa linha de atuação está apoiada na convicção de que a empresa é corresponsável por este desenvolvimento, pois a partir da evolução das comunidades são asseguradas melhores condições e oportunidades para o desenvolvimento do próprio negócio.

O Instituto Votorantim acredita, também, que o jovem é a principal força transformadora da sociedade, e por este motivo decidiu concentrar seus esforços em programas voltados para a juventude. O slogan “Criando rotas para o futuro” sugere a criação de caminhos, de forma a oferecer aos jovens oportunidades nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, e a preservação e fortalecimento dos direitos das crianças e adolescentes. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br.

<< VOLTAR