Atualizado em 21.08.2012

Ambiente | Biodiversidade

Os principais riscos à biodiversidade decorrentes de operações florestais da Fibria são em relação às áreas de conservação, em especial aquelas com alto índice de biodiversidade e espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. A empresa instituiu um processo de recomendações ambientais, a fim de eliminar ou minimizar o impacto operacional sobre a biodiversidade.

Nesse contexto, a Fibria busca conservar suas áreas protegidas na forma de Reservas Legais (RLs), Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), por meio de proteção, restauração, manejo e integração com a matriz de plantios florestais, buscando também minimizar as pressões externas e os fatores de degradação que possam estar atuando sobre esses fragmentos. O desafio atual é conservar a diversidade da flora e da fauna dessas áreas, com o aprimoramento do manejo e dos estudos sobre a dinâmica florestal.

Ações como a formação de corredores ecológicos e o sequenciamento de colheita para minimizar impactos à fauna são planejadas e realizadas a partir de um enfoque científico da paisagem, que integra os resultados de estudos e monitoramentos de fauna e flora (em especial a avifauna, nosso principal bioindicador) a aspectos do manejo florestal e do tipo de ecossistema em questão.

O Programa de Conservação de Biodiversidade da Fibria, em fase de conclusão, inclui ainda o estudo de espécies ameaçadas de extinção e de espécies atrativas da fauna, com o objetivo de promover a conservação de habitats e o apoio a projetos de manejo voltados para a conservação.

Aves como indicadores de biodiversidade

Por causa de sua grande sensibilidade a perturbações do ambiente, as aves são consideradas fiéis indicadores do efeito produzido pelas atividades florestais na biodiversidade. A frequente presença de espécies de aves nas florestas da Fibria reflete o impacto do manejo da empresa. Em contraposição a um cenário de pastos degradados (onde há ausência de aves), as plantações de eucalipto fornecem uma opção de habitat para diversas espécies.

Confira no material abaixo algumas das espécies de aves encontradas nas florestas da Fibria.

Biodiversidade
PDF (769 Kb)