Tecnologia e Inovação

Presença no Negócio

Na Fibria, a inovação está presente em todas as áreas do negócio. A companhia investe no desenvolvimento de tecnologias e inovações alinhadas à sua estratégia de gerar o máximo de valor a partir de suas florestas plantadas. Para isso, desenvolve produtos e serviços capazes de maximizar a produtividade e otimizar custos, antecipar tendências e expectativas dos clientes, além de oferecer oportunidades de substituição de derivados fósseis em novos mercados. Nesse cenário, a inovação competitiva é um dos atributos da empresa.

O processo de governança da inovação na Fibria contempla um Comitê de Inovação, ligado diretamente ao Conselho de Administração, com a função de manter o alinhamento estratégico das iniciativas em inovação e assegurar os recursos necessários para a sua realização.

Além de promover o aumento sustentável da produtividade florestal e a melhoria contínua dos processos e produtos atuais (5th Investor Tour 2016; slides 84-86), a Fibria tem ampliado a sua participação em empresas de alta tecnologia, como a canadense CelluForce, líder mundial na produção de celulose nanocristalina; a norte-americana Ensyn Corporation (“A vez das biorrefinarias“; “A nova energia do eucalipto”), especializada em combustíveis renováveis, e a finlandesa Spinnova, startup dedicada à produção de fios têxteis a partir de fibras de celulose.

A Diretoria de Tecnologia e Inovação é responsável pela liderança corporativa do desenvolvimento de inovações nas áreas de melhoramento genético clássico, biotecnologia, manejo e proteção florestal, bioclimatologia, produtos da celulose, processos industriais e biorrefinaria, com investimentos anuais que equivalem a 0,7% das vendas líquidas da empresa. Além de ampla rede de ensaios de campo, estabelecida em todas as Unidades de atuação da empresa, a Fibria também possui três Centros de Tecnologia, com avançada infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Burnaby, no Canadá – a Fibria Innovations. Neste centro são realizadas pesquisas de ponta voltadas ao desenvolvimento de aplicações para a lignina, substância que representa em torno de 30% da estrutura de uma árvore de eucalipto e que atualmente é utilizada no processo industrial para a geração de energia elétrica. O trabalho conduzido pela Fibria Innovations é o de buscar aplicações de maior valor agregado para este material.

Mais do que uma nova empresa no exterior, a Fibria Innovations é um centro de excelência, que conta atualmente com corpo técnico de alto nível, dedicado à obtenção de conhecimento de fronteira em biorrefinaria. Trata-se de um polo de ciência que proporcionará a tecnologia necessária para potencialmente viabilizar a lignina como uma nova oportunidade de negócio para a Fibria.

O modelo de gestão da inovação contempla ainda equipes dedicadas ao tratamento de assuntos regulatórios, propriedade intelectual, inteligência competitiva e prospecção tecnológica, a fim de assegurar a adoção das melhores práticas de mercado e o adequado suporte no desenvolvimento dos projetos da área.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificada e diversificada, que conta com mestres e doutores nas áreas de conhecimento relacionadas ao negócio atual e às demandas do futuro, e por meio de parcerias com renomadas universidades e institutos de pesquisa no Brasil e no exterior (5th Investor Tour 2016, slide 88; “Fibria e Suécia fazem parceria para investir em biorrefinaria”), a Fibria se destaca como uma das companhias mais inovadoras em seu segmento, a única reconhecida com o Selo ANPEI de Empresa Inovadora no setor de papel e celulose.

Além da inovação realizada pela Fibria e seus parceiros, em agosto de 2017 foi criada a plataforma de inovação aberta Fibria Insight, por meio da qual são lançados desafios para a prospecção de novos parceiros, principalmente startups e empreendedores, com o objetivo de ampliar as possibilidades de desenvolvimento e a aplicação de tecnologias relevantes para o negócio.

As inovações desenvolvidas pela Fibria têm contribuído significativamente para a produtividade e a qualidade de suas florestas, além de mitigar os impactos das mudanças climáticas. Adicionalmente, em linha com o atributo Foco do Cliente, destaca-se a diferenciação e a customização dos produtos (“Tissue World Milan 2017” ; “Tissue World São Paulo” ; (5th Investor Tour 2016, slides 84-86), a exemplo da celulose EucaStrong, que, potencialmente, pode substituir a celulose de fibra longa, e a celulose TCF, totalmente livre de cloro, em linha com os mais rigorosos requisitos ambientais do mercado.

Na área de novos negócios, a Fibria investe em tecnologias que suportam o desenvolvimento da bioestratégia da empresa, com projetos de inovação disruptiva nas rotas de bio-óleo, lignina, celulose microfibrilar, nanocelulose cristalina e biocompósitos. (5th Investor Tour 2016, slides 87-102 ; “A fórmula de crescimento da Fibria”; “O protagonismo da indústria florestal na sociedade”)

Todo esse processo gera diferencial competitivo para a Fibria, o que pode ser demonstrado, por exemplo, por suas mais de 300 patentes relacionadas a tecnologias florestais e industriais. Os resultados dessas inovações também podem ser expressos nos benefícios econômicos, sociais e ambientais proporcionados à empresa e ao país, por meio do aprimoramento das técnicas industriais e de silvicultura, bases para a geração de produtos de alta qualidade exportados para 35 países.

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