Sustentabilidade

Governança

A estratégia de sustentabilidade da Fibria, que permeia todas as áreas operacionais, tem sua governança diretamente vinculada ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva da empresa. O objetivo é manter um modelo coerente de atuação em todas as etapas do negócio, desde o manejo das florestas plantadas e o diálogo com as partes interessadas até a produção e a entrega da celulose aos clientes finais.

Conheça mais acessando a Política de Sustentabilidade.

Na estrutura de governança da Fibria, destacam-se o Comitê de Sustentabilidade, a Comissão de Avaliação Sistêmica da Sustentabilidade (CASS) e as Comissões de Relacionamento Local (CRL), que tratam de todos os aspectos relacionados aos impactos do negócio, tendo em vista os resultados de longo prazo, a imagem e a reputação da companhia e a geração de valor compartilhado.

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade da Fibria é um órgão colegiado de assessoramento e instrução de especialistas externos instituído pelo Conselho de Administração, com as seguintes atribuições e responsabilidades:

  • Assessorar o Conselho de Administração mediante análises e recomendações a respeito da inserção da dimensão de sustentabilidade no posicionamento estratégico da Fibria, dos riscos, das oportunidades e das medidas associadas a questões que possam ter impacto relevante no negócio no curto, no médio e no longo prazo.
  • Analisar e fazer recomendações sobre os objetivos de sustentabilidade de longo prazo, avaliando anualmente o desempenho em relação a esses objetivos.
    Analisar periodicamente as estratégias, as ações e os projetos associados à sustentabilidade da companhia, avaliando a sua eficácia em relação aos posicionamentos e objetivos.
  • Avaliar periodicamente as ações e a qualidade do relacionamento com as partes interessadas, assim como a evolução da sua imagem e da sua reputação, fazendo recomendações a respeito.

 

Para mais informações sobre quem são os membros do Comitê e qual o seu regimento, acesse Relações com Investidores.

Comissão de Avaliação Sistêmica da Sustentabilidade (CASS)

A CASS é formada por uma equipe interna multidisciplinar, com gestores de diversas áreas da empresa, e atua como um fórum de análise de temas estratégicos, transversais, complexos e de médio e longo prazo.

O grupo avalia as questões de forma sistêmica na busca de sinergia com projetos desenvolvidos pelas áreas, e atua como facilitador da integração e da implementação da estratégia de sustentabilidade da companhia.

Comissão de Relacionamento Local (CRL)

O diálogo permanente com as comunidades das áreas em que atua tem importância fundamental na estratégia de sustentabilidade da Fibria. Parte desse trabalho cabe à Comissão de Relacionamento Local (CRL), que integra o modelo de governança da companhia e atua em todas as unidades. Entre suas atribuições estão o alinhamento da estratégia de relacionamento com comunidades vizinhas às unidades industriais e florestais, a indicação e o acompanhamento de projetos e programas para o Plano Anual de Investimentos Socioambientais e o monitoramento das principais questões e conflitos sociais na área de atuação de cada unidade.

 

Você também pode se interessar por estes assuntos