Cadeia de Valor – Fibria
Sustentabilidade

Cadeia de Valor

A estratégia de sustentabilidade da Fibria não estaria completa caso não envolvesse e inspirasse também o modo como a empresa atua no campo dos negócios.

O relacionamento com parceiros, como fornecedores e clientes, se pauta por esses princípios, que já se mostraram capazes até de transformar relações estritamente comerciais em surpreendentes alianças, pautadas pelo estreitamento de parcerias e busca de novas oportunidades.

O relacionamento com fornecedores se baseia na premissa de que a sustentabilidade é poderosa indutora de negócios, capaz de gerar ganhos para as partes, de disseminar princípios ambientais e éticos e de potencializar a geração de valor compartilhado. Para que as expectativas desse relacionamento estejam alinhadas, a Fibria desenvolveu o Programa Suprimentos Sustentáveis, que orienta de ponta a ponta a relação com os fornecedores, a fim de promover melhorias e evoluir sempre para fortalecer as parcerias, ao mesmo tempo em que promove uma atuação responsável nas respectivas cadeias de valor.

A partir do envolvimento de diversas áreas da empresa, de um grupo de fornecedores-chave e de consultorias, o Programa implantou uma série de iniciativas em 2017 e impulsionou o lançamento do Manual de Relacionamento Fibria e Fornecedores – que estabelece uma comunicação transparente e equilibrada entre os parceiros. Saiba mais na seção Fornecedores. Além disso, dentro da premissa de gerar valor compartilhado, a Fibria é idealizadora e membro patrocinador atuante de programas de desenvolvimento e qualificação de fornecedores tanto no Espírito Santo – Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PRODFOR) – quanto no Mato Grosso do Sul – o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), desenvolvido na cidade de Três Lagoas.

Na outra ponta, a do relacionamento com os clientes, a busca é pela fidelização e geração de oportunidades pela sustentabilidade, expandindo uma relação tradicionalmente comercial, que envolve apenas produtos, assistência técnica e logística. A Fibria trabalha para estabelecer um relacionamento capaz de propor inovações que resultem não só em aumento de produtividade e eficiência, mas que favoreçam a cocriação de valor compartilhado. Assim é possível alcançar as esferas social e ambiental, estreitando seus laços de parceria.

Conexão com o Negócio

Práticas sustentáveis da empresa também permeiam aspectos financeiros da operação da Fibria, como é o caso dos Green Bonds, títulos de dívida que financiam atividades com impactos ambientais comprovadamente positivos. Esses títulos exigem alto grau de transparência, pois são submetidos à avaliação externa até a alocação completa dos recursos. A Fibria emitiu seu primeiro Green Bond em janeiro de 2017, com valor total de US$700 milhões, taxa de juros fixa de 5,5% ao ano, com pagamento semestral e vencimento em 2027. Isso faz parte do constante compromisso da empresa com sua estratégia e metas de sustentabilidade de longo prazo. Acesse a página de Relacionamento com Investidores para mais informações.

A empresa também está implantando modelos inovadores e sofisticados para valorar, informar e debater com as partes interessadas os impactos de suas atividades sobre a natureza e a sociedade. Seu ponto de partida é a aplicação do Protocolo de Capital Natural, que ajuda as empresas a avaliar, mensurar e valorar impactos e dependências associados ao capital natural, e integrar esses aspectos não financeiros à tomada de decisões e ao diálogo com a sociedade.

Definido como o estoque de recursos naturais que produzem um fluxo de benefícios para a sociedade, o capital natural se soma aos serviços ecossistêmicos, contribuições de ecossistemas para o bem-estar humano, e às externalidades, impactos positivos ou negativos sobre terceiros, para compor uma base comum de valor. Isso permite a mensuração do impacto e sua tradução em termos econômicos em um valor monetário. Com os números em mãos, as organizações contam com novos parâmetros para integrar aspectos não financeiros na tomada de decisões e no diálogo com a sociedade. Para mais informações, acesse o Relatório Anual.

Conheça mais sobre a Fibria

Sobre a Fibria

Sobre a Fibria

Ambiental

Ambiental

Social

Social

Você também pode se interessar por estes assuntos