Apresentação

A Fibria Celulose S.A. tem a satisfação de apresentar seu Relatório de Sustentabilidade de 2009. Embora as atividades da Empresa tenham sido formalmente iniciadas em 1º de setembro, esta publicação contempla os resultados integrados das duas empresas que a formaram, Votorantim Celulose e Papel S.A. (VCP) e Aracruz Celulose S.A., desde 1º de janeiro.

Os dados econômicos e financeiros são consolidados para o exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2009. Para o desempenho socioambiental, os dados e respectivas séries históricas apresentados referem-se às duas empresas de origem, onde indicado, de modo a garantir a rastreabilidade das informações e permitir ao leitor uma visão mais clara das realizações e dos desafios da nova organização.

Desde o início a Fibria assumiu, no enunciado da sua missão, visão e valores, o compromisso com as melhores práticas de governança e de responsabilidade socioambiental. Entende que, como líder global em um negócio baseado em recursos florestais renováveis, tem a responsabilidade de dar o exemplo e estabelecer um elevado padrão de conduta.

Nós, da Fibria, sabemos que o ritmo e a complexidade das mudanças – climáticas, geopolíticas e sociais –, intensificados em tempos recentes, tornam nosso desafio ainda maior, e que sozinhos não conseguiremos alcançar nossa meta. Nesse sentido, este documento expressa não somente o resultado dos esforços de união de duas companhias, mas também nossa crença em um processo de construção conjunta com as diversas partes interessadas. Mais que as conquistas alcançadas até aqui, nos propomos a apontar, de forma transparente, as falhas e as oportunidades de melhoria para, com sabedoria, transformá-las em aprendizado e, sobretudo, em firme resolução de acertar.

Já procurando trabalhar dessa forma, ouvimos diversas pessoas de dentro e de fora da Empresa em entrevistas nas quais foram convidadas a apontar os temas que, em sua opinião, devem merecer maior cuidado e atenção para que nosso negócio seja efetivamente sustentável. Durante esse processo, a expectativa por um alto desempenho econômico, social e ambiental foi reiteradamente expressa pelos entrevistados. Os comentários colhidos dessas diversas partes interessadas durante as entrevistas contêm valiosas indicações do caminho a seguirmos, e o voto de confiança que os acompanha fortalece nossa disposição de realizar nossa missão e concretizar nossa visão.

Confiamos na força do diálogo e do entendimento como forma de cumprirmos nosso propósito, e nos comprometemos a trilhar esse caminho com transparência e rigor na prestação de contas. Esperamos que o Relatório de Sustentabilidade 2009 da Fibria reflita esse posicionamento, e desde já convidamos o leitor a registrar em que medida suas expectativas foram atendidas.

Boa leitura.

José Luciano Penido
Presidente do Conselho de Administração

 

Clique aqui para enviar seus comentários sobre este Relatório.

PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES

Caro leitor,
A sua opinião nos ajuda a aprimorar nosso relatório de sustentabilidade. Aqui você pode contribuir respondendo às questões e deixando um comentário.

Dados Pessoais
Nome:*
E-mail:*
UF:
Conteúdo
1. Todos os assuntos que você gostaria de ler sobre a Fibria estão presentes neste relatório?
SIM    NÃO    NÃO SEI
2. Os assuntos abordados neste relatório estão suficientemente detalhados?
SIM    NÃO    NÃO SEI
3. Este relatório apresenta informações suficientes para permitir ao leitor entender o desempenho da Fibria dentro do contexto geral de sustentabilidade?
SIM    NÃO    NÃO SEI
Credibilidade
4. Você considera este relatório honesto, transparente e balanceado?
SIM    NÃO    NÃO SEI
5. Você considera que este relatório atende as necessidades e expectativas das partes interessadas (grupos que são afetados de alguma forma pelas atividades da Fibria)?
SIM    NÃO    NÃO SEI
Comparabilidade
6. Você consegue comparar as informações da Fibria com as informações de outras empresas?
SIM    NÃO    NÃO SEI
Comunicação
7. Como você avalia o visual/layout/projeto gráfico deste relatório?
ÓTIMO    BOM    INDIFERENTE    RUIM    PÉSSIMO
8. Como você avalia a navegabilidade deste relatório (disponibilidade das informações, facilidade de buscar os capítulos e assuntos de seu interesse, facilidade de leitura)?
ÓTIMO    BOM    INDIFERENTE    RUIM    PÉSSIMO
Comentários
9. Deixe aqui seu comentário.*
Desejo receber o Fibria Notícias, informativo semanal enviado por e-mail.
* Campos obrigatórios