a floresta sob um novo prisma

UMA MOSTRA QUE REÚNE HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO
CONTADAS POR MEIO DE ARTE E TECNOLOGIA

A Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais são algumas das estrelas de uma exposição multimídia que pretende fazer o brasileiro conhecer a floresta plantada sob um novo ponto de vista.

Com fotos de Araquém Alcântara, reconhecido como um dos principais fotógrafos de natureza no Brasil, e vídeos em 360° de realidade virtual, a mostra interativa “A Floresta sob um Novo Prisma” é uma iniciativa da Fibria, empresa líder mundial na produção de celulose de eucalipto.

Das montanhas capixabas ao litoral do extremo Sul da Bahia, passando pelas tribos indígenas de Aracruz e pela realidade dos pescadores de Barra do Riacho, Araquém Alcântara percorreu aproximadamente 5 mil quilômetros. O resultado dessa expedição é a mostra “A floresta sob um novo prisma” que faz parte das celebrações dos 50 anos de operação da Fibria no Espírito Santo. Ao todo, foram selecionadas 40 fotografias, registradas em 12 municípios capixabas e quatro baianos, que percorrerão de forma itinerante vários municípios brasileiros.

Outra novidade da exposição são os vídeos em 360º de realidade virtual (VR). Os visitantes terão à disposição óculos com tecnologia VR de última geração e embarcarão em um jipe cenográfico que os levará para uma experiência virtual. Nesta imersão será possível acompanhar atividades como a retirada de favos de mel de colmeias em florestas de eucalipto.

A mostra fotográfica tem outra particularidade: três fotos expostas contarão com a técnica de audiodescrição, que possibilita que pessoas com deficiência visual possam interagir com as imagens. O trabalho foi desenvolvido pela audiodescritora Letícia Schwartz, que tem vasta experiência no desenvolvimento desse tipo de conteúdo.


Exposição de fotos

Natureza, povos tradicionais, manifestações culturais e florestas plantadas sob a lente de Araquém Alcântara.

Experiência Virtual

O filme “Nossa Natureza” foi produzido com tecnologia de Realidade Virtual em 360º. Conheça por dentro o universo das florestas plantadas. Você irá se surpreender!

PELAS LENTES DE ARAQUÉM ALCÂNTARA

Confira algumas fotos da Exposição A Floresta sob um Novo Prisma

Você pode conferir o ensaio fotográfico completo de Araquém Alcântara e novos vídeos visitando a exposição.

VÍDEO EM REALIDADE VIRTUAL 360°

O vídeo é uma experiência que levará você para dentro das florestas plantadas de eucalipto. Boa viagem! É recomendando o uso de óculos de realidade virtual para melhor usufruir da tecnologia.

calendário da exposição

A mostra A Floresta sob um Novo Prisma é uma ação itinerante.

Sesi Arte galeria

das 8h às 19h

6 a 30 de julho de 2017

Av. Nossa Senhora da Penha, 2053
Ed. Findes, Santa Lúcia - Vitória/ES

ExpoAgro Vidas

Horário de funcionamento da feira

3 a 6 de agosto de 2017

Parque de Exposições de Aracruz
Rua Girassol, 10 - Guaxindiba, Aracruz/ES

Shopping Vitória

Horário de funcionamento do shopping

13 de agosto a 10 de setembro de 2017

Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá
Vitória/ES

Shopping Sul

Horário de funcionamento do shopping

29 de setembro a 22 de outubro de 2017

Av. Francisco Lacerda de Águiar, 382
Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim/ES

Shopping PÁTIO MIX

Horário de funcionamento do shopping

16 a 30 de novembro de 2017

Av. São Paulo, 2575
Vila Verde, Teixeira de Freitas/BA

entrada gratuita

Sobre
A Fibria

Empresa brasileira de base florestal, a Fibria é líder mundial na produção de celulose de eucalipto. Mais que liderar, também queremos inspirar. Para a Fibria, as empresas devem ser parte da construção de soluções transformacionais para uma sociedade mais justa e sustentável. Cultivamos a floresta plantada como fonte de vida, geração de riqueza compartilhada e bem estar das pessoas. Com 17 mil empregados próprios e terceiros, temos unidades em Aracruz (ES), Jacareí (SP), Três Lagoas (MS) e Eunápolis (BA), onde somos sócios da Veracel. No Espírito Santo, também operamos o Portocel. Nossa celulose é exportada para 38 países e é matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza.