Clientes e Produtos – Fibria
Negócios

Clientes e Produtos

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria exporta para 35 países em cinco continentes. Possui escritórios na Europa, Ásia e América do Norte, além de concentrar sua matriz e operações industriais e florestais no Brasil.

São 18.300 empregados, próprios e terceiros, que atuam com o foco do cliente, buscando sempre oferecer as melhores soluções para as diferentes necessidades do mercado. Hoje, a celulose produzida pela Fibria dá origem a papéis sanitários ou tissue (guardanapo, lenços, papel higiênico), papéis para imprimir e escrever e papéis especiais (fotográficos e decorativos, entre outros).

A Fibria busca diferenciação por meio da excelência operacional, de serviços e de relações sólidas e duradouras com seus clientes, mesmo atuando em um mercado de commodities. A média de 16 anos de relacionamento com os clientes atuais confirma a estratégia de manutenção de parcerias de longo prazo, que adiciona valor para os dois lados.

Além da produção própria superior a 5,6 milhões de toneladas em 2017, a Fibria possui um contrato com a Klabin, desde 2015, para comercializar, no mercado externo, 900 mil toneladas por ano de celulose com certificação Forest Stewardship Council® (FSC®). Este contrato, inédito na indústria florestal brasileira, é viabilizado pela sólida base comercial, os preços competitivos e o desempenho da área de logística da Fibria. Com isso, sua capacidade anual de vendas sobe para mais de 6,5 milhões de toneladas anuais de celulose.

A proposta da Fibria é a busca contínua pelo foco do cliente. Essa estratégia orienta todas as etapas das operações da companhia e ganha relevância em diferenciais competitivos como sustentabilidade e inovação. Entre as soluções desenvolvidas para clientes estratégicos está a EucaStrong™, uma celulose mais resistente, que tem potencial para substituir a celulose de fibra longa e requer menos energia em seu refino.

A Fibria adota em suas plantas o processo de branqueamento Elemental Chlorine Free (ECF), sem uso de cloro elementar. A empresa também produz um tipo de celulose cujo branqueamento é feito pelo processo Totally Chlorine Free (TCF), sem utilização de cloro ou dióxido de cloro. Os dois processos atendem às exigências nacionais e internacionais.

A Fibria possui as certificações florestais Stewardship Council® (FSC®) e Cerflor (com reconhecimento internacional do PEFC) que garantem que a matéria-prima foi produzida de acordo com as normas de cadeia de custódia e de maneira sustentável, representando um outro diferencial competitivo da empresa.

A Celulose

A celulose da Fibria é produzida a partir de florestas plantadas de eucalipto e, por isso, classificada como fibra curta. A fibra, combinada com outros insumos adicionados ao processo de acordo com a especificação do cliente, conferem à celulose diferentes características: produtos de higiene requerem maciez, resistência e capacidade de absorção; papéis para escrever e imprimir demandam resistência e opacidade; papéis especiais, com propriedades específicas, exigem composições sob medida.

Há também um outro tipo de celulose disponível no mercado, classificada como fibra longa, proveniente de árvores coníferas (como os pinheiros) e que confere ao produto final características diferentes daquelas proporcionadas pela fibra curta. É utilizada principalmente na fabricação de papéis de embalagem, que necessitam de uma maior resistência.

Hoje, grande parte dos tipos de papel utilizam uma mistura de fibra longa e fibra curta em sua composição, que pode variar de acordo com os requisitos desejados para produto final e a relação de preços entre as fibras.

Processo de Produção

Dos Centros de Tecnologia, passando pelas áreas de plantio e fábrica, até chegar aos portos e centros de distribuição, o processo produtivo da Fibria envolve profissionais dedicados que buscam a excelência operacional e qualidade, sempre com muita segurança. Conheça abaixo as etapas de produção da celulose.

Conheça o processo com mais detalhes assistindo ao vídeo na Seção Fábricas.

Você também pode se interessar por estes assuntos