Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 17.08.2016

MídiaReleases

17 de agosto de 2016 - Programa Rede Responsável reúne empresas e compartilha apoio a projetos socioambientais no Vale do Paraíba

Jacareí, 17 de agosto de 2016 – Representantes de organizações que atuam na região do Vale do Paraíba participaram do segundo encontro do programa Rede Responsável idealizado pela Fibria. As organizações apresentaram as iniciativas sociais que apoiam e, de acordo com a cadeia de negócio, apontaram novas oportunidades de parceiras. O encontro foi realizado no final de julho, no Núcleo de Educação Ambiental da Fibria (NEA), em Jacareí (SP).

O Rede Responsável é uma ferramenta que facilita reunir organizações para que juntas, trabalharem pelo desenvolvimento local. Essa iniciativa também busca incentivar o investimento socioambiental em programas e projetos, para fortalecer os processos de desenvolvimento local, por meio da estruturação de redes para troca de informações, produtos e serviços.

 “Os apoios institucionais e as tradicionais doações não são mais suficientes para mudar o cenário de uma comunidade ou região, são soluções parciais, pontuais, de resultados efêmeros e eficácia quase nula. É nesse contexto que a Rede Responsável assume o protagonismo de incentivar o fortalecimento das associações por meio de parcerias”, diz Fausto Camargo, gerente-geral corporativo de Sustentabilidade na Fibria.

Criado em 2013, o Rede Responsável já efetivou 215 parcerias em todo o país. No Vale do Paraíba (SP), até o momento são 20 parceiros, como Fibria, Sebrae, Unitau, JFI, CATI de Pindamonhangaba, Julio Simões, Akarui e Comevap (Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba).

“A convite da Fibria somos parceiros do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT). É gratificante saber que a minha empresa auxilia centenas de famílias de produtores rurais a fortalecerem as associações comunitárias e a melhorarem sua  renda. Uma iniciativa como essa merece ter mais parcerias para que possamos alcançar resultados ainda melhores”, diz José Carlos, proprietário da empresa JFI Projetos de Silvicultura.

Fibria e Syngenta são exemplos de parceiros do Rede Responsável. Por meio de seu Plano de Agricultura Sustentável, a Syngenta identificou uma oportunidade de associação com o Programa Colmeias, da Fibria, que contribui com o fortalecimento da chamada cadeia apícola (produção de mel, geleia, própolis, entre outros produtos). A parceria começou em 2014. A Fibria cede áreas nas florestas plantadas de eucalipto para a disposição de caixas de abelha e a Syngenta contribui com suporte técnico aos apicultores. Em 2015, a parceria se estendeu para o Vale do Paraíba, e mais um apiário experimental foi inaugurado, dessa vez no município de Santa Branca (SP), contribuindo com a melhoria do processo produtivo dos apicultores da região.

Por meio do Colmeias, hoje, 30% do mel produzido em São Paulo é oriundo da região do Vale do Paraíba. A produção rendeu ao programa da Fibria o reconhecimento de melhor projeto privado de sustentabilidade do país pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA). “Temos resultados que mostram a eficiência do Rede Responsável pelo Brasil e queremos que ela se fortaleça aqui também. Nosso objetivo é encerrar o ano com dois projetos iniciados com o apoio das empresas e associações que integram a rede aqui na região”, disse a Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Malu Pinto e Paiva.

 

Como participar?

As organizações podem participar do Rede Responsável de acordo com a sinergia existente entre o ramo de atuação e os projetos apoiados. Cada uma delas escolhe a forma de apoio, conforme sua conveniência. Algumas disponibilizam recursos humanos e materiais, outras realizam apoio financeiro. Há, ainda, aquelas que optam por adquirir produtos ou serviços dos projetos sociais já em desenvolvimento.

 

Saiba mais

Resultados do Rede Responsável (de 2013 a 2015)

O Programa Rede Responsável já captou recursos significativos em infraestrutura, como a instalação de novos galpões e de unidades de beneficiamento, necessários para o manejo adequado dos produtos para comercialização; tratores e implementos agrícolas fundamentais para viabilizar a produção de pequenos produtores rurais. Esse investimento em recursos reflete a soma de R$ 30 milhões que apoiaram o desenvolvimento de projetos de geração de renda nas comunidades.

  •  Houve um aumento de 47% no número de associações e cooperativas beneficiadas, totalizando 126 associações em todo o país.
  • 6.149 famílias são beneficiadas diretamente com os projetos, um crescimento de 86% desde o início do Programa.
  • No estado de São Paulo estão presentes 49% das famílias beneficiadas com o Rede Responsável. A renda média dessas famílias cresceu 158% desde que passaram a fazer parte do programa, resultando na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento local.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158.4205

 

<< VOLTAR