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Atualizado em 24.02.2016

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24 de fevereiro de 2016 - Fibria promove primeiro encontro com a imprensa sobre Sustentabilidade no setor de celulose e florestas plantadas em Três Lagoas (MS)

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Três Lagoas, 23 de fevereiro de 2016 – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Prezando pela transparência e com o objetivo de capacitar e informar, a Fibria realizou nesta terça-feira (23), em Três Lagoas (MS), o primeiro workshop “Sustentabilidade no setor de celulose e florestas plantadas”.

A Fibria apresentou seu conceito de trabalho e proporcionou à imprensa regional, por meio de palestras especializadas, um aprofundamento nos conhecimentos sobre sustentabilidade na área Florestal e Industrial, detalhando também sua estratégia de atuação social em Mato Grosso do Sul. A Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Malu Pinto e Paiva, destacou que a iniciativa inédita deve ser replicada nas demais unidades da empresa. “Queremos, de forma transparente, mostrar o que fazemos, dividir conceitos e contribuir para que a sociedade, aqui representada pela imprensa, esteja integrada com nossos valores e desafios de sustentabilidade”, destacou Malu.

O gerente geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul, Tomás Balistiero, apresentou as práticas de manejo florestal aplicadas nas operações. “Por meio de ações diferenciadas no plantio, colheita e logística da celulose temos conquistado resultados positivos quanto ao manejo florestal de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, sequestrando carbono e contribuindo para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Já o gerente geral Industrial da Fibria em MS, Renato Ottoni, destacou a produção autossuficiente com a queima de biomassa para geração de energia e o uso sustentável da água, reutilizada quatro vezes no processo de produção de celulose. “Uma das metas de longo prazo da Fibria é reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterro. O uso dos subprodutos da madeira possibilita não só a geração de energia limpa como também o destino sustentável desse resíduo, que retorna como corretivo de acidez do solo nas florestas da empresa”, acrescentou.

A coordenadora de Sustentabilidade da Fibria para o MS, Flávia Tayama, apresentou o trabalho socioambiental da empresa junto à comunidade em 2015, destacando o investimento de R$ 7 milhões no fomento de projetos e programas sociais no Mato Grosso do Sul. “Somente no Mato Grosso do Sul, 979 famílias participam ativamente de programas e projetos socioambientais com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável, melhoria da qualidade de vida e a geração de renda”, exemplificou Flávia.

O gerente de Comunicação Corporativa da Fibria, Geraldo Magella, ressaltou que um dos pilares da comunicação é prover transparência, acesso, agilidade e credibilidade, fatores que ajudam a formar a reputação da empresa. “Queremos proporcionar a troca de informações, sanar as dúvidas e abrir um canal de comunicação com a imprensa sobre esse tema tão atual e importante para todo o planeta, que é a sustentabilidade do negócio florestal”, afirmou.

 

Estratégia de sustentabilidade 

Com o objetivo de direcionar sua estratégia de negócio e garantir a perenidade e a sustentabilidade da companhia, em 2011, a Fibria instituiu um conjunto de seis metas de longo prazo que sinalizam os caminhos que devem ser seguidos pela empresa até 2025.

Estabelecidas pelo Comitê de Sustentabilidade, com o apoio do Conselho de Administração, essas seis metas estão diretamente ligadas aos pilares estratégicos e aos temas materiais identificados pela Fibria em 2013: reduzir em um terço a quantidade de terras necessárias para a produção de celulose; duplicar a absorção de carbono; promover a restauração ambiental de 40 mil hectares de áreas próprias entre 2012 e 2025; reduzir em 91% a quantidade de resíduos sólidos industriais destinados a aterros; atingir 80% de aprovação nas comunidades vizinhas; e trabalhar para que 70% das comunidades apoiadas com projetos de geração de renda consigam se manter de forma autossustentável.

Por fazer parte de uma indústria que tem como base de negócio a floresta, a estratégia de atuação da Fibria leva em consideração questões socioambientais e sustentáveis. Na operação industrial, a empresa utiliza tecnologias de ponta que possibilita ações como o reuso de 4,7 vezes da mesma água utilizada no processo de produção de celulose. Na Unidade Florestal é realizada a proteção e restauração das áreas destinadas à conservação ambiental. Há também o monitoramento de microbacias hidrográficas onde a empresa possui florestas plantadas de eucalipto. Periodicamente são coletadas amostras que atestam a quantidade e qualidade da água garantindo o manejo sustentável aplicado pela Fibria.

Toda a energia utilizada para movimentar a planta é proveniente do aproveitamento dos resíduos do processo de produção, ou seja, energia limpa gerada a partir da queima da biomassa e da geração de vapor.

As informações sobre as estratégias sustentáveis da empresa, processo de produção e o manejo da Fibria estão disponíveis para consulta pública no endereço http://www.fibria.com.br/midia/publicacoes/

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

Luciana Navarro

Assessora de Imprensa Fibria | Mato Grosso do Sul

luciana.navarro@performa.com.br

(67) 9803-7092

Performa Comunicação

www.performa.com.br

 

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