Fibria News

Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 19.11.2015

MídiaReleases

19 de novembro de 2015 - Fibria investe R$ 1,2 milhão em projetos sociais e beneficia 42 mil pessoas na região do Vale do Paraíba

Fibria_cafe_com_jornalistasJacareí, 18 de novembro de 2015 – A estratégia de investimento social da Fibria tem como objetivos a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua. Em 2015, o investimento total da companhia chega a R$ 1,2 milhão, beneficiando 42 mil pessoas em 13 municípios do Vale do Paraíba.

Ao todo, são cinco eixos de investimento: PDRT – Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial, Programa Colmeias, Arranjo Produtivo Local em Leite, LIC – Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí e Instituto Votorantim, com apoio a projetos de cultura e geração de emprego, voltados ao público jovem.

De acordo com o gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo, houve um crescimento significativo de projetos desenvolvidos na região. “Nós tivemos um aumento de 41% em relação ao ano passado no número de localidades atendidas. Um exemplo é o Programa Colmeias, que hoje está em sete municípios do Vale do Paraíba”, ressalta Fausto.

Além do Colmeias, que oferece consultorias técnicas aos apicultores, o PDRT e o Arranjo Produtivo Local de Leite também visam o desenvolvimento econômico dos pequenos produtores rurais, por meio de apoio técnico especializado.


Os cinco projetos apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – Teatro do Povo, Nonada, Infraaudio, Ateliê Móvel e Casa de Causos –– têm em comum o intuito de proporcionar à comunidade o acesso à cultura, seja ela em forma de teatro, música, oficinas artísticas ou contação de histórias.

A parceria com o Instituto Votorantim também rende bons resultados. Com foco no acesso à cultura e na inclusão social, a Fibria e o Instituto Votorantim apoiam quatro projetos na região: Batucando, em Santa Branca (SP); Jovens Urbanos (GAMT), em Caçapava (SP); Rumo a Empregabilidade, e Horticultura e Meio Ambiente (JAM), ambos em Jacareí (SP).

Ainda de acordo com Fausto Camargo, o valor do investimento é designado para comunidades prioritárias. “É realizado um diagnóstico social de cada comunidade, a fim de priorizar o investimento nos locais que apresentam maior vulnerabilidade. Depois dessa etapa, a empresa mapeia os projetos que desenvolve e avalia o que é mais adequado para a região de acordo com as características sociais. Por exemplo, se a área é mais urbana ou rural, se está organizada em associações de bairro ou em cooperativas”, explica o gerente-geral.

O apoio aos projetos é realizado durante o período de cinco anos, tempo necessário para que cada comunidade se desenvolva e se torne autossustentável. Dessa forma,, o investimento pode ser aplicado em outras localidades. Diante desse desafio, a Fibria assumiu o compromisso público de ajudar as comunidades a transformar 70% dos projetos de geração de renda em autossustentáveis até 2025.

Fibria_cafe_jornalistas_2

Fibria_cafe_com_jornalistas_1

 

 

 

 

 

 

 

Confira a relação de projetos apoiados pela Fibria em 2015 no Vale do Paraíba:

Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT)

Abrangência: São Luiz do Paraitinga

Objetivo: Busca o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, focando o apoio às cadeias produtivas, promovendo a capacitação das associações.

 

Programa Colmeias

Abrangência: São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Santa Branca, Paraibuna, Cunha, Monteiro Lobato e São José dos Campos.

Objetivo: Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos apicultores, gerando trabalho e renda por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento da atividade apícola dentro dos plantios de eucalipto da Fibria.

 

Arranjo Produtivo Local em Leite (APL)

Abrangência: Cunha, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava, Jambeiro, Jacareí, Redenção da Serra e Natividade da Serra.

Objetivo: Potencializa a produção de leite para os pequenos pecuaristas, fortalecendo a integração dos produtores e melhorando o manejo das propriedades.

 

Batucando – Formando Talentos (Parceria Instituto Votorantim)

Abrangência: Santa Branca

Objetivo: Proporciona o contato e estimula novos talentos nas áreas de música e arte. Busca ocupar e minimizar o tempo ocioso das crianças e adolescentes com atividades como oficinas de ritmo, percussão, músicas, danças regionais e grafite.

 

Jovens Urbanos (Parceria Instituto Votorantim)

Abrangência: Caçapava

Objetivo: Criar uma rede do Programa Jovens Urbanos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e litoral norte, proporcionando a ampliação do repertório sociocultural da juventude com base na apropriação da cidade e de diferentes tecnologias, contribuindo para a participação dos jovens na vida pública, potencializando suas habilidades, a fluência comunicativa e a sua inserção no mundo do trabalho.

 

Rumo a Empregabilidade (Parceria Instituto Votorantim)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Atender adolescentes em situação de vulnerabilidade social-econômica, na faixa etária de 15 a 16 anos, por meio de atividades práticas e expositivas que ofereçam condições para uma melhor adaptação, desempenho profissional e relacionamento interpessoal. O projeto atende a Lei da Aprendizagem 10097/00.

 

Horticultura e Meio Ambiente (Parceria Instituto Votorantim)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Capacitar profissionalmente pessoas com deficiência intelectual, tendo em vista atender a lei de cotas nº 8.213/91, no qual prioriza a educação profissional e a inclusão social. Toda dinâmica vem juntamente com a articulação e o desenvolvimento de ações sustentáveis pautadas na ecoeficiência, para o cultivo de legumes e hortaliças, viabilizando o aprendizado de novos procedimentos e comercialização.

 

Casa de causos (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Produzir uma série com 12 episódios que serão exibidos na TV Câmara de Jacareí, São José dos Campos e também no canal do vídeos Youtube. Valorizar os contadores de história de Jacareí e do Vale do Paraíba.

 

Ateliê Móvel (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Possibilitar a difusão das artes visuais em áreas distantes do centro urbano da cidade de Jacareí para diferentes públicos e propiciar experimentações em técnicas mistas, têmperas mineral e vegetal/confecção de tintas caseiras naturais.

 

Infraaudio (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Potencializar a produção musical no município de Jacareí, realizando workshops, integrando as bandas de garagem e disponibilizando estúdios.

 

Nonada – Amores do Sertão (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Levar a comunidade e as escolas ao teatro para conhecer a cultura popular brasileira por meio das histórias de Guimarães Rosa.

 

Teatro do povo (LIC – Lei de Incentivo à Cultura)

Abrangência: Jacareí

Objetivo: Fomentar o teatro popular na cidade de Jacareí com apresentações da peça “Tião e a Língua do Boi”, uma das maiores manifestações populares nos bairros periféricos, em um total de 30 apresentações.

 

<< VOLTAR