Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 21.07.2015

MídiaReleases

21 de julho de 2015 - Fibria inaugura primeiro apiário experimental no Vale do Paraíba (SP)

Apiário, montado em parceria com a Syngenta, funcionará como centro de pesquisa e beneficiará cerca de 80 apicultores da região

Jacareí, 21 de julho de 2015 – A Fibria, empresa de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, em parceria com a Syngenta, líder global em soluções integradas para o agronegócio, inaugura nesta quarta-feira (22/7) o primeiro apiário experimental do Vale do Paraíba, em Santa Branca (SP). Na sequência, também começam a operar os apiários de Paraibuna e Redenção da Serra.

Além de disseminar conhecimentos, técnicas e práticas que fortalecerão a cadeia produtiva da apicultura, beneficiando mais de 80 apicultores integrantes do Programa Colmeias, os apiários experimentais também funcionarão como um centro de pesquisa, no qual será possível realizar estudos para o melhoramento das abelhas , incluindo desde a seleção até a multiplicação da espécie.

A ideia é compreender a abelha na sua totalidade e descobrir quais são as suas potencialidades que podem e devem ser multiplicadas. Todo o conhecimento adquirido por meio do desenvolvimento dessas pesquisas será disseminado entre os associados do Programa Colmeias. “O objetivo é desenvolver novas técnicas que permitam melhorias nutricionais e genéticas, com avanços no monitoramento das abelhas e na produtividade do mel”, afirma Flavia Tayama, coordenadora de Sustentabilidade da Fibria.

Parceira da Rede Responsável, a Syngenta, por meio do The Good Growth Plan – seu Plano de Agricultura Sustentável -, desenvolve atividades que demonstram que é possível harmonizar o trabalho de agricultores e apicultores, preservar a biodiversidade e promover as cadeias produtivas de alimentos, como a do mel, proporcionando a melhoria na geração de renda e qualidade de vida das comunidades.

“Entendemos que a manutenção das populações de abelhas saudáveis e os serviços de polinização que elas fornecem são essenciais para promover a biodiversidade e um sistema agrícola próspero. Estamos certos de que o apiário experimental desenvolvido em parceria com a Fibria se tornará uma importante referência no país para essa questão”, explica Rose Rodrigues, diretora de Registro da Syngenta.

Rede Responsável

Ferramenta de compartilhamento de investimento socioambiental da Fibria, a Rede Responsável nasceu dos aprendizados decorrentes dos projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social das comunidades com as quais se relaciona, da necessidade de consolidar os princípios de sustentabilidade às práticas da Fibria de engajar mais empresas aos processos de desenvolvimento local.

A Fibria, por meio da Rede Responsável, atua como elo entre as organizações parceiras e as associações beneficiadas, prestando todo o suporte necessário para a gestão dos projetos e prestação de contas dos investimentos realizados, transferindo aos parceiros as experiências e vivências relacionadas ao conhecimento adquirido com os projetos de investimento socioambiental.

Programa Colmeias – Criado em 2004 em Capão Bonito (SP), o Programa Colmeias tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia apícola, implantando novas tecnologias em conjunto com os apicultores, produtores rurais, assentados da agricultura familiar, por meio do uso múltiplo da floresta, organizando de forma sustentável a cadeia produtiva do mel e proporcionando a melhoria na geração de renda e qualidade de vida das comunidades. O Programa Colmeias atua em três eixos: organização e gestão das associações, produção e comercialização do mel.

Atualmente, conta com a participação de mais de 700 apicultores, divididos entre os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Juntos, eles produzem 800 toneladas de mel e estima-se que 13% de todo o mel comercializado no estado de São Paulo é proveniente do Colmeias. Apenas no Vale do Paraíba somam-se 80 apicultores associados.

A consultoria técnica oferecida aos apicultores do Programa Colmeias tem como meta aumentar em 40% a produtividade média em curto prazo. Isso será possível com a democratização do conhecimento e de novas tecnologias e práticas de produção, plano nutricional, além da troca de rainha e cera, explica Gustavo Zapata, diretor da Zapata Consultoria, empresa especializada em consultoria apícola e referência na América Latina.

O Programa Colmeias está alinhado aos objetivos e metas da Fibria, que são o desenvolvimento local de forma integrada e compartilhada com as comunidades rurais vizinhas e a produção autossustentável de culturas alimentícias junto aos plantios de eucalipto. Além disso, o projeto promove a diversificação das atividades agrícolas, a geração de renda em regiões onde a Fibria atua e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas inseridas neste contexto.

<< VOLTAR