Fibria News

Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 16.02.2016

MídiaReleases

16 de fevereiro de 2016 - Fibria assina convênio com prefeitura de Itapeva para a construção de agroindústria

Parceria entre Fibria, Prefeitura de Itapeva e Governo do Estado de São Paulo beneficiam produtores locais

 Itapeva, 15 de fevereiro de 2016 – A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, assinou convênio com a Prefeitura de Itapeva para o projeto Celeiro Sudoeste Paulista, apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de assinatura aconteceu em dezembro de 2015.

O projeto, que está na fase inicial, consiste na construção de uma agroindústria em Itapeva (local em que serão processados, higienizados e armazenados os produtos para a comercialização), com o objetivo de beneficiar produtores agrícolas e apicultores da região que cultivam legumes, hortaliças e produzem mel.

De acordo com Fausto Camargo, gerente-geral de Sustentabilidade da Fibria, a parceria é de extrema importância para o fortalecimento das associações por meio do Programa Colmeias e PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural Territorial), como a comunidade Avencal e a Jaó, esta última considerada um dos remanescentes de quilombola mais antigos do país.

“Uma das dificuldades encontradas pelas associações é fidelizar clientes por meio de contratos de fornecimento. Com a construção da agroindústria esses produtores terão uma demanda mensal de comercialização, proporcionando uma produção escalonada e a organização do cronograma de plantio”, afirma Fausto Camargo.

Além disso, a agroindústria representa o fechamento do ciclo de desenvolvimento da agricultura familiar, ou seja, a Fibria, por meio de seus programas – PDRT e Colmeias – atua com a gestão, produção e comercialização, sendo esta a última etapa do ciclo.

 

Sobre o PDRT e Colmeias

O PDRT e o Programa Colmeias são desenvolvidos pela Fibria com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e apresenta como meta de longo prazo, tornar 70% dos projetos de geração de renda apoiados pela empresa autossustentáveis. Ambos os projetos oferecem apoio técnico por meio de consultorias especializadas para gestão, produção e comercialização. Apenas na região de Capão Bonito são mais de 500 famílias beneficiadas pelos programas.

 

Sobre as Comunidades

A comunidade quilombola Jaó é uma das mais antigas do país, está alocada em uma área de aproximadamente 166 hectares. As 35 famílias vivem da produção de hortaliças e grãos, e com o PDRT terão acesso à consultoria técnica especializada que os apoiará desde a organização comunitária até a implantação de novas técnicas de produção, permitindo assim, entre outros benefícios, o acesso às políticas públicas para comercialização da produção.

Na comunidade do bairro de Avencal, mais 55 famílias, que também vivem da agricultura familiar, serão beneficiadas pelo programa. Lá, o trabalho dos consultores do PDRT será voltado para comercialização e produção agroecológica, tendo em vista que a comunidade, formada por produtores rurais, já possui uma estrutura de organização comunitária e de agricultura familiar por meio da Associação de Produtores Rurais do Avencal (APRA).

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017.

 

<< VOLTAR