Fibria News

Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 06.08.2015

MídiaReleases

6 de agosto de 2015 - Em época de seca, brigada da Fibria está preparada para combater incêndios florestais

fibriaTrês Lagoas, 6 de agosto de 2015 – A Fibria mantém o treinamento constante dos profissionais que integram sua brigada de combate a incêndios florestais. Periodicamente são realizadas capacitações, teóricas e práticas, para reciclagem da equipe, atualização das atividades e o manuseio de equipamentos modernos utilizados na contenção dos focos de incêndios. O procedimento é padrão no dia a dia da companhia e mais valioso ainda em época de seca, quando aumenta o risco de incêndios.

Há alguns dias, os brigadistas participaram de um treinamento sobre primeiros socorros e combate a incêndio. A capacitação teve carga horária de 16 horas/aulas e foi realizada em dois dias. A programação contou com atividades teóricas e práticas que foram ministradas pela empresa MegaFire Treinamentos e Soluções em Segurança. “Estamos em constante treinamento, principalmente neste período do ano em que a estiagem é maior e aumenta a probabilidade de queimadas”, afirma o Coordenador de Higiene e Segurança do Trabalho da Fibria, José Luiz Lopes.

A atuação da equipe corresponde à cobertura de toda a área florestal da Fibria e o posicionamento dos brigadistas em locais estratégicos possibilita uma rápida resposta aos chamados. Somente nos últimos três anos a equipe atendeu 173 ocorrências de incêndios nas florestas. De acordo com um levantamento realizado pela empresa Equilíbrio Proteção Florestal, prestadora de serviços da Fibria, na maioria dos casos, os focos foram provocados por queda de raios e a segunda maior causa foi rompimento de cabos de alta tensão e registros não identificados.

Equipamentos modernos

Recentemente os brigadistas receberam novos kits anti-chamas que irá reforçar a atuação no combate a incêndios florestais. A aquisição integra o projeto de Atendimento a Emergências da unidade. “Realizamos uma análise e verificamos que, com o uso desses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), teremos um atendimento mais assertivo em casos de emergência”, explica o coordenador que completou que os técnicos de Segurança do Trabalho da Fibria, que auxiliam a brigada nas ocorrências, também receberão os kits.

Os EPIs possuem Certificado de Aprovação (C.A.) e contemplam capacete termoplástico, óculos de proteção anti-risco e antiembaçamento, capuz em malha de aramida, luvas em vaqueta com forro, macacão de combate com forro e botas anti-chamas. Para o uso eficiente dos equipamentos, os 47 brigadistas da unidade passaram por uma formação para o manuseio dos novos equipamentos, como por exemplo, o uso do macacão de combate, utilizado durante o atendimento de primeiros socorros envolvendo vitimas de queimaduras ou intoxicação respiratória durante os incêndios florestais. A roupa é 100% resistente ao fogo, não penetra água, possui maior durabilidade e não perde suas propriedades de resistência a chama.

Campanha de Conscientização

A Fibria também apoia e participa da campanha de conscientização contra queimadas “Onde o fogo começa, a vida termina”, realizada pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), em parceria com as empresas associadas. “A Fibria incentiva a preservação e a conservação ambiental. A queimada agride o meio ambiente e traz riscos para a biodiversidade e a vida em geral. É sempre importante lembrar que, apesar do período de alerta contra focos de incêndios, a prevenção deve ser trabalhada diariamente”, finaliza o Coordenador de Higiene e Segurança do Trabalho, José Luiz Lopes.

A empresa também conta com o canal Fale com a Fibria. A comunidade pode utilizar o serviço gratuito, por meio do número 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios em florestas plantadas, nas áreas da empresa.

<< VOLTAR