Fibria News

Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 14.10.2016

MídiaReleases

14 de outubro de 2016 - Com apoio da Fibria e Fundação Cargill, agricultores familiares do Mato Grosso do Sul inauguram entreposto de hortifrúti

com-apoio-familiares-mtscom-apoio-da-fibria-ecom-apoioIniciativa foi viabilizada por meio do Rede Responsável, programa que busca compartilhar o  investimento socioambiental em programas e projetos da Fibria, para fortalecer os processos de desenvolvimento local

Três Lagoas, 13 de outubro de 2016 – A Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vinte de Março inaugurou, no dia 6 de outubro, com apoio da Fibria por meio do Programa Rede Responsável e Fundação Cargill, o primeiro entreposto de hortifrúti do assentamento Vinte de Março, próximo ao distrito de Arapuá, Rodovia BR 262, quilômetro 42, em Três Lagoas (MS).

O Programa Rede Responsável é uma ferramenta que facilita reunir organizações para que, através da soma dos seus esforços trabalhem pelo desenvolvimento local por meio da estruturação de redes para troca de informações, produtos e serviços.

As instituições podem participar do Rede Responsável de acordo com a sinergia entre seu negócio e as ações, conforme a conveniência, disponibilizando recursos humanos, materiais, financeiros ou até mesmo adquirindo produtos ou serviços dos projetos sociais já em desenvolvimento.

“O foco da estratégia social da Fibria é inserir as comunidades na sua cadeia de valor. A empresa quer que as comunidades vizinhas às suas operações se tornem autossustentáveis por meio de vários projetos de fomento à agricultura familiar, apicultura, artesanato, piscicultura, entre outros. Nessa linha, o Rede Responsável, há três anos no Mato Grosso do Sul, vem colaborando para fortes parcerias em Três Lagoas e região, que tem colaborado para o êxito da estratégia da Fibria em desenvolver as comunidades”, diz o Gerente Geral Corporativo de Sustentabilidade, Fausto Camargo.

Com o entreposto, viabilizado por meio dessa parceria entre o Rede Responsável, e  de um projeto apoiado pela Fundação Cargill, a comunidade do Assentamento Vinte de Março, passa a contar com um espaço de 108 m² construído (que possui também escritório, cozinha e sanitários) para fazer o recebimento, triagem e expedição dos produtos hortifrúti produzidos pelos agricultores, diminuindo o desperdício e aumentando a produtividade. O local tem capacidade de cinco toneladas semanais para comercialização, e beneficiará diretamente 25 famílias, e indiretamente 69.

O assentamento também faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial – PDRT, iniciativa da Fibria que promove o desenvolvimento local por meio do fortalecimento das associações comunitárias, focando no apoio às cadeias produtivas por meio da capacitação das comunidades. Entre as atividades do programa estão o cultivo do urucum, mandioca, abóbora, hortaliças, legumes e a melhoria do manejo da pecuária leiteira.

“Desde o início PDRT, há cinco anos, a renda média dos agricultores familiares que participam do programa apresentou melhora de 70%. A Fibria busca a melhoria e o desenvolvimento contínuo das comunidades atendidas pelo programa, que agora alcança mais um grande passo com o entreposto, e tem a possibilidade de ampliar do mercado dos assentados”, afirma Flávia Tayama, coordenadora de Sustentabilidade da Fibria.

A produção mensal da comunidade Vinte de Março é de 15,5 toneladas de hortaliças, entre abóbora, cebolinha, coentro, salsa, couve manteiga, alface, almeirão, pimenta malagueta, berinjela, rúcula e chicória. Todos os alimentos são frutos do cultivo agroecológico, ou seja, sem a adição de agrotóxicos.

A comercialização dos alimentos do assentamento também é realizada na Feira Livre e para restaurantes de Três Lagoas e, ainda, nos programas das Políticas Públicas, com o fornecimento de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Atualmente, somando todas as associações, o PDRT beneficia 842 famílias, que residem nas localidades de Três Lagoas, Brasilândia (MS) e Selvíria (MS).

A Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Vinte de Março, é uma das organizações selecionadas pela Fundação Cargill para receber apoio por meio do Edital 2016, que visa identificar e estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos realizados por organizações da sociedade civil, voltados à alimentação saudável, segura, sustentável e acessível.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br.

 

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Laila Rebecca | laila.rebecca@performa.com.br | 12 9 9679-8331 l 67 3522 9838

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423 l 67 3522-9838

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158.4205

 

<< VOLTAR