Fibria News

Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 18.04.2016

MídiaReleases

18 de abril de 2016 - Com apoio da Fibria, agricultores familiares fornecem produtos para evento com 600 pessoas em São Mateus

coffee-break-2coffee-breakAracruz (ES) - Duas associações de produtores e um assentamento participantes de programas da Fibria e do Instituto Votorantim tiveram a oportunidade de mostrar a qualidade de seus serviços para o público participante do Fórum de Educação Profissional e Tecnológica do Norte Capixaba. Eles forneceram produtos da roça para o coffee break do evento, realizado nos dias 5 e 6 de abril, em São Mateus (ES). Entre os alimentos, estavam biscoitos e pães caseiros, beiju de coco e de amendoim.

As associações participam do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), desenvolvido pela Fibria, que tem como objetivo fortalecer e gerar renda para agricultores familiares. Já o assentamento é atendido por uma iniciativa do Instituto Votorantim chamado Programa ReDes, que apoia a estruturação de negócios inclusivos, por meio da articulação de cadeias produtivas e investimento em projetos.

Organizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Fórum contou com a participação de 600 pessoas, entre alunos do Ifes e escolas municipais da região, representantes da sociedade civil, de empresas locais, prefeituras e professores universitários. O objetivo do Fórum é construir uma agenda integrada de desenvolvimento sustentável da região norte capixaba, envolvendo os onze municípios da Associação dos Municípios para o Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (Prodnorte).

“Durante a organização do evento, o Ifes solicitou à Fibria o apoio no fornecimento do coffee break e, em conjunto, definimos que o serviço deveria ser fornecido por comunidades da região, fortalecendo assim os objetivos do fórum. Essa foi uma importante agenda para a divulgação dos produtos das comunidades, principalmente para o público jovem que não conhecia esses serviços”, destacou o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Douglas Peixoto Pereira.

Os produtos dos dois dias do fórum foram fornecidos por associações de Roda D’água, em Conceição da Barra (ES), e de Nova Vista, em São Mateus, além do Assentamento Córrego do Juerana 1 e arredores. Ao final do evento, os moradores deste assentamento receberam a cerificação do Curso de Modelagem de Projetos, ministrado pelo Ifes na comunidade em parceria com o Programa ReDes e a Fibria.

 

Sobre o PDRT 

O programa PDRT é a principal ferramenta de engajamento da Fibria com as comunidades vizinhas às suas operações. Ele tem como objetivo capacitar agricultores familiares, organizados em associações para desenvolver cultivos diversos e a criação de pequenos animais, contribuindo para incrementar a renda das famílias. Os agricultores recebem assistência técnica e estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, além de incentivo e orientação para o acesso dos produtores a políticas públicas, ampliando as possibilidades de comercialização dos produtos.

No Espírito Santo, 589 famílias são beneficiadas pelo programa, integrantes de 24 associações. Entre os produtos cultivados estão: café, pimenta-do-reino, maracujá, feijão, limão, abóbora, abacaxi, quiabo, banana, urucum, mandioca, melancia, banana e hortaliças em geral. Implantado em 2012, o PDRT coleciona resultados positivos. Desde o início de 2014, também passou a organizar e apoiar as associações no fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.  Além do PAA, os agricultores fornecem ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), às Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), feiras locais, quilões e para a própria comunidade.

 

O Programa ReDes

O Programa ReDes é uma parceria entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio das empresas do Grupo Votorantim, que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros. Iniciada em 2010, a iniciativa acontece em 28 municípios, em 11 estados e no Distrito Federal, com indicadores socioeconômicos críticos e a presença de uma unidade da Votorantim na região.

O ReDes apoia a estruturação de negócios inclusivos, por meio da articulação de cadeias produtivas e investimento em projetos. A metodologia contempla a participação da comunidade em todas as etapas do programa, dando transparência e gerando articulação entre os três setores da sociedade – governo, iniciativa privada e terceiro setor.

No Espírito Santo, o ReDes contemplou em São Mateus dois projetos em 2012 – Construção de Fábrica de Poupa e Padaria no Assentamento Córrego Juerana 1 e arredores (obra em andamento) e a ampliação do cultivo de tilápia em Tanque rede na Associação de Pescadores de São Mateus – APESAM (Projeto aguardando licença ambiental). Em 2014, o ReDes contemplou mais um projeto, dessa vez em Conceição da Barra. A Cooperativa de São Domingos foi contemplada com a compra de um ônibus para apoio na prestação de serviços silviculturais e na construção de uma sala de treinamentos.

 

<< VOLTAR