Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 12.12.2016

MídiaReleases

12 de dezembro de 2016 - Com apoio da Fibria, agricultores conseguem acesso a programa de políticas públicas do Governo Estadual

Recursos serão investidos na cadeia produtiva dos programas de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) e Colmeias da região de Capão Bonito (SP)

 

Capão Bonito – A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, estimula o desenvolvimento local das comunidades onde possui  operação. A empresa incentiva o acesso à políticas públicas pelos projetos que apoia, por meio da regularização fiscal das associações, processo fundamental para adesão aos editais que financiam ou subsidiam projetos de infraestrutura, comercialização e acesso ao mercado.

Como resultado dessa iniciativa, neste ano, duas associações do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) e uma do Programa Colmeias tiveram suas propostas aprovadas pelo Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. Os recursos captados são na ordem de R$ 2 milhões, que serão investidos em infraestrutura, logística da produção, insumos e demais materiais para cadeia produtiva.

Para Maria Madalena de Carvalho Pinto, da Associação dos Agricultores Orgânicos de Guapiara (SP), o apoio da Fibria foi fundamental para essa conquista. “Recebemos todo o apoio da empresa na elaboração do nosso projeto. Ele irá beneficiar 40 associados integrantes do PDRT, que cultivam, em sua maioria, hortaliças . Com a nossa proposta aprovada, vamos adquirir dois caminhões, um com baú e outro com carroceria, que farão o recolhimento dos produtos, duas ou três vezes por semana, a fim de levá-los direto ao comprador. Isso vai flexibilizar as entregas, facilitando o aumento na produção e a diversificação do plantio”, diz Maria Madalena.

O Governo Estadual vai beneficiar, também, a Associação de Apicultores de Itapetininga (SP), que faz parte do programa Colmeias. “Com o recurso captado, vamos  construir uma Casa do Mel, onde todo o mel colhido nas áreas da Fibria passará por beneficiamento no processo de envase, permitindo a obtenção de um produto de qualidade de acordo com os padrões exigidos pelo mercado. Dessa forma, vamos agregar valor ao nosso produto e aumentar a renda dos apicultores”, conta Gerson Santana, gestor da associação.

De acordo com o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista Gabriel, o conhecimento técnico adquirido pelos associados do PDRT e do Programa Colmeias foi um fator determinante. “O principal é o processo de apoio à gestão que oferecemos, pois, sem a regularização de documentos, não é possível propor projetos ao governo. Outra questão é a expertise da equipe de assistência técnica, que oferece todo suporte para a elaboração desses projetos. Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde tem atuação é uma das principais diretrizes da Fibria”, afirma.

Sobre o Programa Colmeias

O Programa Colmeias teve início em 2004, no município de Capão Bonito (SP). A Fibria disponibiliza uma consultoria especializada, que inicia a organização e a formalização de associações, assistência técnica e tecnologias voltadas para gestão, produção, comercialização e fortalecimento dos apicultores. Outra atividade realizada pela consultoria técnica é um estudo detalhado de georeferenciamento que, com apoio de satélites, possibilita estabelecer a melhor localização das colmeias em meio às florestas plantadas de eucalipto.

Sobre o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), desenvolvido pela Fibria, tem como objetivo capacitar agricultores familiares, organizados em associações, para desenvolver cultivos diversos e a criação de pequenos animais, contribuindo para incrementar a renda das famílias. O PDRT é um dos principais programa de engajamento da Fibria com as comunidades onde atua. Os agricultores recebem assistência técnica e estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, além de incentivo e orientação para o acesso dos produtores às políticas públicas, ampliando as possibilidades de comercialização de seus produtos.

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158.4205

<< VOLTAR