Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 05.10.2016

MídiaReleases

5 de outubro de 2016 - Apicultores apoiados pela Fibria aprendem a manipular novos produtos

Além de mel, cera, própolis e compostos utilizados em cosméticos ajudam a ampliar a renda da apicultura 

Agregar valor à produção e ampliar a renda obtida com a atividade de apicultura. Com este objetivo, 35 apicultores e apicultoras do Programa Colmeias, desenvolvido pela Fibria com o objetivo de estimular a geração de renda a partir do uso múltiplo de suas áreas florestais, participaram do curso sobre Manipulação de Produtos da Apicultura (compostos e cosméticos). Promovido pela Fibria, o curso foi realizado no Centro Comunitário de Barra do Riacho, em Aracruz (ES), pelo zootecnista Danyllo Matos Pimentel, especialista em apicultura.

Cláudia Cristina Belchior, consultora de Sustentabilidade da Fibria, explica que os participantes do curso foram estimulados e orientados a trabalhar de forma artesanal e segura na confecção de produtos que agregam valor à atividade apícola, mesmo em momentos de baixa produção. “Este curso surgiu de uma demanda das apicultoras quando realizamos o planejamento do grupo para o ano de 2016 e está inserido num rol de ações de valorização do trabalho feminino”.

Eles conheceram e vivenciaram a experiência com mais de 20 produtos, incluindo a produção de extrato utilizando ervas verdes, secas e úmidas; compostos; sabonetes; pomadas; xampus; e repelentes, entre outros. O mesmo curso realizado em Barra do Riacho também aconteceu em Conceição da Barra, envolvendo apicultores e apicultoras da região.

Guilhermina Kopp Schmidt, da Associação Apis Pommer, de Santa Maria de Jetibá, foi uma das participantes e fala sobre a experiência. “Este curso é extremamente importante para nós, apicultoras e apicultores, pois é um aprendizado que vai agregar valor financeiro e elevar nossa autoestima, abrindo oportunidades que animam nossa caminhada”, disse.

A apicultora Zilma Maria Santos Vicente, da comunidade indígena Aldeia Areal e que faz parte da Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara), também aprovou a iniciativa: “Sou iniciante na atividade e estou muito satisfeita pela oportunidade de ampliar minha renda com a apicultura e os produtos que aprendi a fazer aqui hoje”.

 

Colmeias – O Programa Colmeias é uma iniciativa da Fibria que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atividade apícola, implantando novas tecnologias em conjunto com os apicultores, produtores rurais e assentados da agricultura familiar. Por meio do uso múltiplo das áreas florestais da empresa, o programa busca organizar de forma sustentável a cadeia produtiva do mel e proporcionar a melhoria na geração de renda e na qualidade de vida das comunidades envolvidas.

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint operation com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros. Para mais informações, acesse www.fibria.com.br.

 

<< VOLTAR