Contatos das Assessorias de Imprensa

Fleishman HillardNacional
Andrea Donadio
Tel.: (11) 3185 9934
Daniele Camba
Tel.: (11) 3185 9939
Cel.: (11) 95500 5651
Célia Nogueira
Tel.: (11) 3185 9923
Cel.: (11) 98999 0069
Pauta 6 ComunicaçãoES e BA
Rogéria Gomes
Tel.: (27) 3235 6996
Performa ComunicaçãoInterior de SP
Luciana Navarro
Tel.: (67) 3522 9838
(12) 99679 8423
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205
Performa ComunicaçãoMS
Luciana Navarro
Tel.: (67) 9803 7092
Laila Rebecca
Tel.: (12) 99679 8331
(67) 3522 9838
Fernanda Turco
Tel.: (12) 98158 4205

Atualizado em 17.11.2015

MídiaReleases

16 de novembro de 2015 - Alunos de Aracruz são destaque em concurso nacional de redação

O Concurso Tempos de Escola, realizado pelo Instituto Votorantim e que conta com o apoio da Fibria, premiou os vencedores nesta sexta-feira (13), na Faculdade de Aracruz

Aracruz (ES) – Os alunos ganhadores do concurso de redação Tempos de Escola em Aracruz (ES) foram premiados pela Fibria em cerimônia nesta sexta-feira (13 ), às 13h, na FAAZ – Faculdade de Aracruz. Promovida pelo Programa Parceria Votorantim pela Educação, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, a iniciativa envolveu 20 escolas do município. No total, foram recebidas 367 redações, sendo que os autores das melhores nas quatro categorias serão premiados. Foram mais de 5.300 inscrições no país e dois alunos de Aracruz ficaram entre os vencedores nacionais em suas respectivas categorias.

Um deles foi Márcio Rodrigues Caliman Júnior, aluno do 7º ano da Escola Caboclo Bernardo, em Barra do Riacho, que venceu na categoria 2 (Ensino Fundamental). Ele participa do projeto Saber Viver, iniciativa do Engajamento Barra do Riacho, liderada pela Fibria. Já Tairlan Nascimento Siqueira, da CMEB Paulo Freire, venceu a categoria 4 (Educação de Jovens Adultos). Os dois receberam como prêmio notebook e certificado. As escolas destaque em Aracruz, com maior número de redações classificadas inscritas, foram a CMEB Paulo Freire e EMEF Ezequiel Fraga Rocha.

Participaram da sétima edição do concurso alunos da rede pública, orientados por professores de Língua Portuguesa, que escreveram sobre o tema “Grandes atitudes pela educação”, com abordagens diferenciadas para cada categoria. O objetivo da iniciativa é sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para o desenvolvimento pessoal e da sociedade.

O Concurso Tempos de Escola abrange os municípios onde as empresas do Grupo Votorantim atuam, o que inclui a Fibria. No Espírito Santo, os municípios participantes foram Aracruz e Conceição da Barra. Essa é uma das ações de mobilização da sociedade do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que foi lançado em 2008 e já beneficiou mais de 40 municípios, com atividades conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação, gestores das escolas públicas e a comunidade em geral.

“O concurso estimulou reflexões sobre a importância das escolas e famílias na formação de crianças e adolescentes, impulsionando maior envolvimento entre esses agentes de transformação”, destaca Licia Cantarella, consultora de Sustentabilidade da Fibria.

 

Temas e premiação

Na Categoria 1, o tema da redação foi “Importância da educação escolar no dia a dia das crianças”. O aluno deveria escrever uma carta destacando a importância dos pais e/ou responsáveis na sua vida escolar. A premiação para o destaque municipal será uma Bicicleta e Certificado. Para o destaque nacional o prêmio será um Notebook.

Na Categoria 2 a temática da redação foi “As 5 atitudes pela Educação*”. Para concorrer o aluno deveria escrever um texto com informações sobre as 5 Atitudes pela Educação, focando em uma ou duas ações. O destaque municipal será contemplado com um Mini tablet e Certificado e o destaque nacional com um Notebook.

Com a temática “Campanha Publicitária: A Educação escolar no dia a dia”, da Categoria 3, o aluno deveria produzir um texto publicitário para a campanha, focando na atitude 3: “Colocar a educação escolar no dia a dia”. Como prêmio o destaque municipal ganhará um Tablet e Certificado e o destaque nacional um Notebook.

A Categoria 4 teve como tema o “Relato sobre experiências de vida que contribuíram para o meu aprendizado na escola”. Para participar o aluno deveria produzir um relato sobre suas histórias de vida, contando como essas experiências influenciaram no aprendizado dentro da escola. Nesta categoria haverá apenas premiação de um Notebook para o destaque nacional.

Dezesseis cidades participam do projeto Parceria Votorantim pela Educação em 2015: Aracruz/ES, Aripuanã/MT, Cachoeira/BA, Cajamar/SP, Conceição da Barra/ES, Imbituba/SC, Jaboatão dos Guararapes/PE, Niquelândia/GO, Paulista/PE, Primavera/PA, Resende/RJ, Rondon do Pará/PA, São Gonçalo do Abaeté/MG, Selvíria/MS, Três Marias/MG e Vazante/MG.

 

Confira abaixo quem foram os vencedores nacionais por categoria:

Município/UF

Categoria

Ano/Série

Nível

Aluno

Escola

Nome Do Professor

Selvíria/MS

1

4º ano

Ensino Fundamental

Débora Vale da Silva David

EMR São Joaquim  – Polo e Extensões

Veronica dos Passos Fachini

Aracruz/ES

2

7º ano

Ensino Fundamental

Márcio Rodrigues Caliman Júnior

EEEFM – Caboclo Bernardo

Patrícia Coutinho Passos

Cachoeira/BA

3

2º ano

Ensino Médio

Ana Clara Paixao Duarte

CE Padre Alexandre de Gusmão

Daniela de Campos dos Reis

Aracruz/ES

4

Educação de Jovens Adultos

Tairlan Nascimento Siqueira

CMEB Paulo Freire

José Domingues da Silva

 

 

<< VOLTAR