Atualizado em 22.01.2018

Manejo florestal

O manejo florestal da Fibria é realizado nas propriedades rurais da empresa, onde encontram-se os plantios comerciais de eucalipto, as áreas de conservação da vegetação nativa, rios, lagos e demais estruturas (estradas, carreadores, torres de incêndio, construções, entre outras).

A Fibria adota uma série de princípios e procedimentos operacionais a fim de garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental das áreas florestais.

Conheça os resumos dos Planos de Manejo das Unidades Florestais da Fibria:

 

FIBRIA_INFOGRAFICO_20180111-1 Resumo Plano Manejo Florestal_Jacareí 2017_Sem Mancha.indd plano_de_manejo_fibria_ms_2017
Infográfico do resumo Público do Plano de Manejo Florestal   
PDF (3,25 Mb)
Resumo Público do Plano de Manejo Florestal   
PDF (3,71 Mb)
Plano de Manejo Florestal MS 2017
PDF (7,9 Mb)

 

 

plano_de_manejo_fibria_ms_2015 plano_de_manejo_fibria_ms_2015 plano_de_manejo_fibria_esbamg_2015
Resumo do Plano de Manejo ES, BA e MG 2016
PDF (2,1 Mb)
Plano de Manejo Florestal MS 2016
PDF (11,9 Mb)
Resumo do Plano de Manejo SP 2016
PDF (2,4 Mb)

 

 

plano_de_manejo_fibria_esbamg_2015 plano_de_manejo_fibria_ms_2015
Resumo do Plano de Manejo ES, BA e MG 2015
PDF (3,97 Mb)
Plano de Manejo Florestal MS 2015
PDF (3,12 Mb)
Resumo do Plano de Manejo SP 2015
PDF (18,80 Mb)

 

 

plano_de_manejo_fibria_sp_2014_09_23 plano_de_manejo_fibria_es_ba_mg_2014 plano_de_manejo_fibria_ms_2013_16mai2014
Resumo do Plano de Manejo SP 2014
PDF (18,80 Mb)
Resumo do Plano de Manejo ES, BA e MG 2014
PDF (5,95 Mb)
Resumo do Plano de Manejo MS 2014
PDF (3,63 Mb)

 

 

Política de aquisição de madeira

A Fibria Celulose S.A., produtora e distribuidora de celulose com uso de florestas renováveis e sustentáveis, assume o compromisso de implantar as melhores práticas para evitar a aquisição, fornecimento de madeira e fibra de madeira (celulose) proveniente das categorias:

1

Madeira explorada ilegalmente;

2

Madeira explorada em violação dos direitos tradicionais e civis;

3

Madeira explorada em florestas nas quais os altos valores de conservação são ameaçados pelas atividades de manejo;

4

Madeira explorada em florestas cujas às terras estão em processo de conversão para plantações ou para usos não florestais do solo;

5

Madeira de florestas nas quais foram plantadas árvores geneticamente modificadas.

Rev.02

Para assegurar que as categorias sejam alcançadas, definimos internamente procedimento para compra de madeira e programa de verificação nos fornecedores de produtos florestais, assegurando o atendimento aos padrões FSC-STD-40-005 e NBR 14790.

Em conformidade com os sistemas de gestão de cadeia de custódia FSC®, CERFLOR e práticas responsáveis para o manejo florestal, declaramos que a FIBRIA não apoia direta ou indiretamente a realização das atividades:

  • Corte de madeira ilegal ou comércio ilegal de produtos florestais ou madeireiros
  • Violação de direitos tradicionais e humanos em operações florestais
  • Destruição de atributos de alto valor para conservação em operações florestais
  • Conversão significativa de florestas em plantações ou uso não florestal
  • Introdução de organismos genéticamente modificados em operações florestais em desacordo com a legislação vigente no país
  • Violação de qualquer uma das Convenções da OIT (ILO Core Conventions) conforme definido na Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, 1998

Compromisso Fibria

Segurança e Saúde, Meio Ambiente, Qualidade e Sustentabilidade são temas estratégicos na Fibria Celulose S.A. e integrados ao negócio. Em nossa missão e visão, a Empresa assume o compromisso de gerar lucro respeitado e reconhecido por todos e a atuar de modo que a floresta plantada, além de produzir valor econômico, também promova desenvolvimento humano, social e ambiental.

Relações construtivas de parcerias, confiança e respeito norteiam o relacionamento com nossos clientes e demais partes interessadas. Na Política Integrada de Sistema de Gestão, Código de Conduta e Relatório de Sustentabilidade estão descritos os princípios que norteiam o relacionamento do Grupo com os principais públicos envolvidos em sua atuação, valorizando a comunicação no tratamento das demandas apresentadas por clientes e cumprimento das leis vigentes no país.

Atuamos de forma a adequar e implantar em nossas atividades valores da certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) e CERFLOR Programa Brasileiro de Certificação Florestal, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, Princípios e Critérios do Manejo florestal FSC-STD-01-001, Princípios e Critérios do Manejo Florestal NBR 14.789 CERFLOR, Cadeia de Custódia ABNT NBR 14.790 CERFLOR, Portaria RAC INMETRO (Regulamento de Avaliação da Cadeia de Custódia CERFLOR), FSC-STD-040-003 Padrões para certificação de cadeia de custódia de operações multi-site, FSC-STD-040-004 Padrões para Fornecedores e Indústrias de produtos certificados e FSC-STD-040-005 Padrões para madeira não certificada (controlada).

Realizamos a compra responsável de produtos florestais, promovendo o desenvolvimento social, a garantia da preservação ambiental e respeito a saúde e segurança dos trabalhadores e buscamos por meio de uma abordagem gradativa a utilização de madeira proveniente de florestas com manejos responsáveis para a produção de celulose.

A Fibria Celulose S.A. apoia as práticas responsáveis de manejo florestal que promovem a sustentabilidade de ecossistemas, a manutenção da biodiversidade e benefícios ambientais, sociais e econômicos à longo prazo e por meio da Política de Aquisição de Madeira, declaramos e enfatizamos esse compromisso.