Sistemas de Gestão – Fibria
Institucional

Sistemas de Gestão

A área de Sistemas de Gestão tem a missão de coordenar e alinhar diretrizes consideradas essenciais para o negócio da Fibria, como excelência nos fundamentos, pensamento sistêmico, orientação por processos, desenvolvimento sustentável, adaptabilidade, aprendizado organizacional e inovação, liderança transformadora, compromisso com partes interessadas e geração de valor, em harmonia com a inspiração e o propósito da empresa.

Política Integrada de Gestão Fibria

A Fibria, produtora de florestas renováveis e sustentáveis, desenvolvidas para a fabricação de celulose e papel, identifica e gerencia seus riscos do negócio, seus aspectos e impactos ao meio ambiente, à sociedade, à saúde e segurança dos profissionais e à qualidade de seus produtos e serviços, com o compromisso de:

Revisão 03

As operações da Fibria são certificadas, e sua Política Integrada de Gestão está em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, Princípios e Critérios do Manejo Florestal FSC-STD-01-001 (Forest Stewardship Council®), Princípios e Critérios do Manejo Florestal NBR 14.789 (Cerflor), Cadeia de Custódia ABNT NBR 14.790 (Cerflor), Portaria RAC Inmetro (Regulamento de Avaliação da Cadeia de Custódia – Brasil), FSC-STD-40-003 Padrões para Certificação de Cadeia de Custódia de Operações Multi-site (Forest Stewardship Council®), Padrões para Fornecedores e Indústria de Produtos Certificados FSC-STD-40-004 (Forest Stewardship Council®) e Padrões para Madeira Não Certificada (Controlada) FSC-STD-40-005 (Forest Stewardship Council®).

A companhia apoia as práticas responsáveis de manejo florestal que promovem a sustentabilidade de ecossistemas, a manutenção da biodiversidade e benefícios ambientais, sociais e econômicos no longo prazo, e por meio da Política de Aquisição de Madeira declaramos e enfatizamos esse compromisso.

Política de Aquisição de Madeira

A FIBRIA CELULOSE S.A., produtora e distribuidora de celulose com uso de florestas renováveis e sustentáveis, assume o compromisso de implantar as melhores práticas para evitar a aquisição, fornecimento de madeira e fibra de madeira (celulose) proveniente das categorias:

1

Madeira explorada ilegalmente;

2

Madeira explorada em violação dos direitos tradicionais e civis;

3

Madeira explorada em florestas nas quais os altos valores de conservação são ameaçados pelas atividades de manejo;

4

Madeira explorada em florestas cujas terras estão em processo de conversão para plantações ou para usos não florestais do solo;

5

Madeira de florestas nas quais foram plantadas árvores geneticamente modificadas.

Para assegurar que as categorias sejam alcançadas, definimos internamente procedimento para compra de madeira e programa de verificação nos fornecedores de produtos florestais, assegurando o atendimento aos padrões FSC-STD-40-005 e NBR 14790.

Em conformidade com os sistemas de gestão de cadeia de custódia FSC®, CERFLOR e práticas responsáveis para o manejo florestal, declaramos que a FIBRIA não apoia direta ou indiretamente a realização das atividades:

a) Corte de madeira ilegal ou comércio ilegal de produtos florestais ou madeireiros

b) Violação de direitos tradicionais e humanos em operações florestais

c) Destruição de atributos de alto valor para conservação em operações florestais

d) Conversão significativa de florestas em plantações ou uso não florestal

e) Introdução de organismos geneticamente modificados em operações florestais em desacordo com a legislação vigente no país.

f) Violação de qualquer uma das Convenções da OIT (ILO Core Conventions) conforme definido na Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, 1998.

MARCELO  STRUFALDI  CASTELLI  — Presidente e CEO da Fibria

Revisão 02

Excelência operacional

Certificações de Gestão

A Fibria possui certificações de reconhecimento internacional em suas operações, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025, OHSAS 18001.

Certificado ISO 9001

Especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade.

Certificado ISO 14001

Especifica os requisitos que permitem que a empresa alcance os resultados pretendidos e definidos para seu sistema de gestão ambiental.

Acreditação ISO 17025

Especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e calibrações, incluindo amostragem.

Certificado OHSAS 18001

Especifica os requisitos para um sistema de gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Certificações Florestais

Os sistemas de certificações florestais avaliam as operações de manejo florestal da Fibria e a rastreabilidade do processo de fabricação e comercialização da celulose. O objetivo é garantir que os produtos que recebem o selo FSC® ou Cerflor são produzidos com fibras de madeiras oriundas de florestas certificadas e outras fontes controladas. Cada uma dessas normas possui princípios, critérios e indicadores próprios, além de sistemas de certificações independentes.

FSC® – Forest Stewardship Council®

  • Unidade Jacareí – FSC-C100042
  • Unidade Três Lagoas – FSC-C100704
  • Unidade Aracruz – FSC-C110130

Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor)

Integrado ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e ao Inmetro, com reconhecimento internacional do PEFC Council (Programme for the Endorsement of Forest Certification).

  • Unidade Jacareí – IMA-MF-0006
  • Unidade Três Lagoas – IMA-MF-0005
  • Unidade Aracruz – IMA-MF-0007

Veja nos links abaixo um resumo dos planos de manejo das unidades florestais da Fibria.

Clique aqui para ver a consulta às partes interessadas em Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs).

Madeira Controlada

A Fibria conta com a certificação de cadeia de custódia, que faz a rastreabilidade da madeira e atesta que foi produzida de forma adequada e adquirida de fontes responsáveis. Por meio do Programa de Verificação de Madeira Controlada, a companhia faz auditoria de campo nas propriedades de parceiros para identificar os pontos de atendimento à sua política de aquisição de madeira.

São verificados aspectos como:

 

Sobre o Padrão de Madeira Controlada

O Padrão FSC-STD-40-005 – Requisitos para Fornecimento de Madeira Controlada FSC® estabelece regras para que a empresa evite matérias-primas oriundas de fontes inaceitáveis em produtos FSC, que são classificadas em cinco categorias:

1. madeira explorada ilegalmente;
2. madeira explorada em violação de direitos tradicionais e humanos;
3. madeira oriunda de florestas nas quais altos valores de conservação estejam ameaçados por atividades de manejo;
4. madeira oriunda de florestas que estejam sendo convertidas em plantações e uso não-florestal;
5. madeira de florestas nas quais árvores geneticamente modificadas sejam plantadas.

Para saber mais, acesse www.poupancaflorestal.com.br e participe da consulta sobre o processo de madeira controlada.

Competitividade

A Fibria investe na melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços e desenvolve projetos com a colaboração efetiva das equipes para atingir metas, reduzir desperdícios e melhorar seu desempenho. Um exemplo é o programa Lean Six Sigma.

O programa combina uma metodologia japonesa, a Lean Manufacturing, que visa reduzir desperdícios nos processos, e outra americana, a Six Sigma, que busca aumentar a qualidade por meio da redução da variabilidade.

Resultados do Programa

Em 2016, o programa proporcionou R$ 92,7 milhões em ganhos para a companhia, resultado de 83 projetos, dos quais, 66 foram concluídos.

Você também pode se interessar por estes assuntos