Fornecedores – Fibria
Institucional

Fornecedores

A Fibria cultiva alianças estratégicas e relações duradouras com seus fornecedores. Com isso, é criado um ambiente propício para alavancar ações inovadoras, a fim de gerar valor, ao mesmo tempo em que se compartilham princípios éticos e de sustentabilidade, com base em envolvimento efetivo e benefícios mútuos.

Quem fornece para a Fibria deve seguir os mesmos princípios adotados internamente em aspectos como sustentabilidade, conformidade, riscos socioambientais, práticas de manejo florestal e respeito à natureza e às comunidades. Além disso, todos os contratos firmados pela companhia contêm cláusulas que proíbem o trabalho infantil e o trabalho forçado. Também exigem o reconhecimento dos direitos das comunidades envolvidas e a proteção do meio ambiente, assim como o cumprimento dos critérios de saúde, segurança no transporte e direitos trabalhistas.

A partir das práticas em sustentabilidade adotadas pela Fibria, em 2016, teve início um desdobramento estruturado desse tema para a área de Suprimentos. Assim surgiu o Programa Suprimentos Sustentáveis. Em um primeiro momento, a companhia apresentou um amplo diagnóstico do seu comprometimento com a sustentabilidade em sua cadeia de fornecimento e criou uma matriz que distribui as categorias de compras em quadrantes de atuação, levando em consideração o nível estratégico e o nível de risco socioambiental. A partir dessas definições, a Fibria apresentou às suas equipes e aos parceiros os desafios de longo prazo e as ações capazes de criar um nível mais alto de maturidade em relação à sustentabilidade.

Ainda no programa Suprimentos Sustentáveis, a Fibria consolidou seus princípios, práticas e valores no Manual de Relacionamento Fibria e Fornecedores. A construção deste material foi feita de forma conjunta, com a participação ativa de um grupo de fornecedores. O Manual se divide em cinco módulos:

  • Integridade nas relações comerciais, com foco nos princípios de conduta ética e nos aspectos diretamente relacionados à formalização dos contratos;
  • Relações trabalhistas dignas, com regras e parâmetros aplicáveis à gestão de pessoas;
  • Proteção ambiental, que reúne as expectativas relacionadas à gestão de meio ambiente;
  • Direitos humanos e envolvimento social, garantia de direitos fundamentais e potencial dos negócios como instrumento de progresso social;
  • Sistemas de gestão plenos, com ferramentas de apoio à execução das diretrizes descritas nos módulos anteriores.

Para a Fibria, a aliança com os fornecedores não é uma mera relação de compra e venda, e sim um vínculo consolidado por interesses comuns e laços reais de boa convivência. Isso se dá a partir da confiança e da participação dos fornecedores no processo de produção, nos projetos estratégicos como de expansão e na solução de problemas da rotina das operações.

Neste contexto, estabelecemos 3 Key Performance Indicators de nossa gestão de fornecedores:

KPI #01 – Foco: Desenvolvimento Fornecedores
Em 2018, aumentar 50% o número de auditorias in loco a fornecedores elegíveis em relação ao ano anterior.

KPI #02 – Foco: Valor Compartilhado
Manter o percentual de compras de empresas instaladas nas regiões de atuação da Fibria acima de 40%.

KPI #03 – Foco: Engajamento
Engajar 100% dos fornecedores críticos ao Manual de Relacionamento Fibria até 2025.

Se você pretende se tornar fornecedor da Fibria, conheça as condições de contratação necessárias acessando os links abaixo e, em seguida, preencha o pré-cadastro.

Manual de Relacionamento Fibria e Fornecedores
Download

Tutorial e-Proc Fibria
Download


Pré-cadastro de Fornecedores

Você também pode se interessar por estes assuntos