Compromissos – Fibria
Institucional

Compromissos

Relações construtivas com base em parceria, confiança e respeito norteiam o relacionamento da Fibria com as comunidades, os fornecedores, os clientes e as demais partes interessadas.

Todos os compromissos que a empresa assume na condução do negócio são refletidos diretamente em sua atuação na sociedade. A companhia participa de fóruns, associações e grupos de trabalho, em alguns deles em posições consultivas e executivas.

Conheça algumas das Associações e Plataformas com as quais a Fibria está envolvida:

Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP)

A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) é uma entidade voltada para o desenvolvimento técnico dos profissionais da cadeia produtiva do setor de base florestal e com a evolução da competitividade das empresas atuantes neste segmento. Está à frente de definições técnicas essenciais ao setor de base florestal. A Fibria participa desde a sua criação.

Acesse o site

CDP Investors

Desde que foi fundada, a Fibria participa do Carbon Disclosure Project (CDP) Climate, organização mundial que disponibiliza informações e orienta investidores na  compreensão dos riscos e das oportunidades advindos da mudança do clima. A entidade congrega investidores institucionais e convida anualmente mais de 6 mil empresas listadas em bolsas de valores do mundo todo a fornecer informações referentes à sua governança climática.

Acesse o site

China Sustainable Paper Alliance (CSPA)

Aliança que congrega empresas empenhadas no apoio à produção de celulose e papel de maneira sustentável na China. Uma de suas iniciativas é fomentar o uso de papéis certificados no país asiático.

Acesse o site

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Movimento multissetorial composto por entidades do agronegócio, organizações da área de meio ambiente e clima, representantes do meio acadêmico, associações setoriais e empresas das áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, trata das mudanças climáticas sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases do efeito estufa (GEE).

Acesse o site

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, foi fundado em 1997 e representa no Brasil a rede World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Acesse o site

Corredor Ecológico do Vale do Paraíba

A Fibria fez parte da concepção dessa inciativa, em 2006, com o objetivo de recompor a Mata Atlântica e preservar os aspectos culturais da região. Por meio de parcerias empresariais, governamentais e não-governamentais, tem como meta reconectar mais de 150 mil hectares de floresta na porção paulista da bacia do Rio Paraíba do Sul.

Acesse o site

Diálogo Florestal

A empresa manteve sua atuação nos fóruns regionais do Diálogo Florestal, como o do Espírito Santo, o do sul e extremo sul da Bahia, o de São Paulo e o do Mato Grosso do Sul.

Acesse o site

Engaging Stakeholders Network – SustainAbility

Plataforma de empresas que busca criar um mundo mais sustentável. Formado há mais de 20 anos, o papel da rede é empurrar coletivamente a agenda de sustentabilidade, fornecendo pesquisa, ferramentas e insights de ponta para profissionais de sustentabilidade. As empresas associadas representam uma ampla gama de setores e SustainAbility ajuda a fomentar questões críticas e transversais.

Acesse o PDF

Environmental Paper Company Index (EPCI)

Desde 2013 a Fibria participa do EPCI, um estudo que mostra a evolução das empresas em relação à transparência e à sustentabilidade, coordenado pela WWF. Em 2015, a Fibria obteve avanços em todos os quesitos e atingiu pontuação média de 72,7%, ante 69,6% no levantamento anterior.

Acesse o site

FSC®

Por meio de seu sistema de certificação, o selo FSC® reconhece a produção responsável de produtos florestais. A Fibria possui todas as suas Unidades certificadas (licenças FSC-C100042, FSC-C100704, FSC-C110130, FSC-C104120 e FSC-C102372). Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de certificação da atividade florestal, a Fibria é membro da instituição, participando de grupos de trabalho e discussão, e da Assembleia Geral do FSC®.

Acesse o site

GVCes Iniciativas Empresariais

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) desenvolve estratégias, políticas e ferramentas de gestão pública e empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacionais.

Acesse o site

Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

Lançada em abril de 2014, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) representa institucionalmente a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Sua missão é incrementar a competitividade do setor e alinhar suas associadas em ciência, tecnologia e responsabilidade.

Acesse o site

Iniciativa pela Igualdade Racial

Organização empresarial que promove o respeito a todas as pessoas, considerando os segmentos da população que se encontram em situação de vulnerabilidade, desigualdade e exclusão, como a população negra. Atua estimulando a ampliação da diversidade étnico-racial e promovendo a inclusão e o aumento da presença de negros no ambiente corporativo. A Fibria assinou o termo pela igualdade racial, em dezembro de 2017, que traz 10 compromissos a serem seguidos pela empresa. Hoje, os compromissos fazem parte do Programa de Valorização da Diversidade, desenvolvido pela empresa.

Acesse o site

Inventário Anual e o GHG Protocol

Voluntariamente, a Fibria publica seu inventário anual de emissões e remoções de GEEs. Os cálculos são realizados de acordo com a metodologia do GHG Protocol, desenvolvida pelo WRI (World Resource Institute) e WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) seguindo as diretrizes do ICFPA (International Council of Forest & Paper Associations).

O inventário traz as emissões e remoções das áreas florestais, das atividades industriais e de logística e são verificados por organizações independentes que atestam que o inventário está alinhado às metodologias internacionais ISO 14064 e GHG Protocol.

Acesse o site

Pacto Global

Membro do Pacto Global, a Fibria é uma das 34 dentre as atuais 12.870 empresas que participaram da iniciativa da ONU desde sua criação, no ano 2000. O Pacto reforça, na comunidade empresarial, a adoção de valores fundamentais de direitos humanos, relações de trabalho justas, respeito pelo meio ambiente e combate à corrupção. A Fibria também participa do Grupo de Trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Acesse aqui o COP da Fibria

PEFC

A empresa é membro internacional do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), organização não governamental que promove, por meio de certificação, a gestão florestal sustentável e o respeito aos mais elevados padrões ecológicos, sociais e éticos na cadeia de produtos madeireiros e não madeireiros. No Brasil, existe desde 2002 o CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) reconhecido internacionalmente pelo PEFC.

Acesse o site

Shared Value Initiative

Estratégia de gestão na qual empresas encontram oportunidades de negócios na resolução de problemas sociais e ambientais, com a geração de novos clientes e mercados, economia de custos e retenção de talentos.

Acesse o site

TCFD - Task Force on Climate-related Financial Disclosures

Entidade que desenvolve relatórios sobre riscos financeiros relacionados ao clima para empresas, investidores, seguradoras e outros stakeholders para auxiliar a mensurar e responder aos riscos das mudanças climáticas.

Acesse o site

The Forests Dialogue (TFD)

A Fibria atua no The Forests Dialogue (TFD), instituição que promove debates sobre questões sensíveis na área florestal, envolvendo empresas florestais, ONGs, comunidades indígenas e organismos multilaterais.

Acesse o site

Water Footprint Network

A WFN é uma fundação internacional que congrega empresas que avaliam voluntariamente sua pegada hídrica, ou seja, o volume de água consumido direta ou indiretamente no processo de produção. A Fibria aderiu à WFN em março de 2010 e, em 2012, concluiu a avaliação da pegada hídrica em sua cadeia de valor, monitorando o uso da água em todo o ciclo de produção, desde o viveiro florestal até a entrega do produto aos clientes.

Acesse o site

WWF – New Generation Plantations (NGP)

Projeto criado em 2007 pelo World Wide Fund for Nature (WWF), mobiliza empresas e agências governamentais para a avaliação e o estabelecimento dos melhores conceitos e técnicas de manejo florestal na silvicultura, tendo em vista a conservação da biodiversidade e o atendimento das necessidades humanas. No site no NGP estão publicados os estudos de caso Carbon Management Programmes, sobre as ações da Fibria para o monitoramento e a redução da pegada de carbono, e Community Nurseries Take Root, que trata da produção de mudas nativas em viveiros comunitários apoiados pela companhia.

Acesse o site

Você também pode se interessar por estes assuntos