Fibria traz exposição sobre florestas para o principal evento do setor de celulose e papel, em São Paulo – Fibria

Fibria traz exposição sobre florestas para o principal evento do setor de celulose e papel, em São Paulo

Mostra interativa reúne vídeos em realidade virtual e imagens feitas pelo renomado fotógrafo Araquém Alcântara

São Paulo, 23 a 25 de outubro de 2018 – Imagine conhecer a Mata Atlântica com toda a sua diversidade de plantas, animais e pássaros, dar uma volta pelas comunidades e ver os produtores rurais locais, sem ter que ir até a floresta. Será possível fazer este passeio visitando a exposição “A floresta sob um novo prisma”, realizada pela Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, durante o 51º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel – ABTCP 2018, nos dias 23 a 25 de outubro, em São Paulo (SP).  A Exposição está aberta ao público das 13h às 20h e a entrada é gratuita.

A visita à floresta acontece ao assistir vídeos com tecnologia de realidade virtual em 360º e ao percorrer a mostra com fotos de Araquém Alcântara, reconhecido como um dos principais fotógrafos de natureza do Brasil e do mundo.  A expedição que deu origem a esse trabalho percorreu, ao todo, 16 municípios dos estados do Espírito Santo e Bahia, e retrata como o território sob influência das atividades da Fibria é conectado de forma sistêmica.

“A Mata Atlântica, a fauna, as comunidades tradicionais, os produtores rurais e as nossas operações industriais e florestais são as estrelas dessa exposição multimídia que vem apresentando, para os mais diferentes públicos, a floresta plantada sob um novo ponto de vista. A floresta gera riquezas, compartilha histórias e tem uma fauna e flora pulsantes. Vale a visita para conhecer todo esse universo e ver como ele se conecta”, afirma Marcelo Castelli, presidente da Fibria.

Para conhecer detalhes da floresta, os visitantes poderão entrar em um jipe cenográfico e acompanhar atividades como a retirada de favos de mel de colmeias instaladas em florestas de eucalipto, o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica e a produção de alimentos por parte de agricultores familiares, entre outras experiências.

Já na área destinada às fotografias de Araquém Alcântara, três imagens terão suas histórias contadas em vídeos narrados por seus próprios protagonistas. As fotos

também foram reunidas em um livro digital, que traz imagens adicionais não disponíveis na mostra. O prefácio é do jornalista e acadêmico José Antônio Martinuzzo, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), um profundo conhecedor do território percorrido pela expedição. A publicação estará disponível na exposição para os visitantes em um totem com tela touch.

Toda a estrutura, incluindo as de sustentação das fotos, que são inspiradas em figuras prismáticas, são feitas em madeira de eucalipto produzida a partir de plantios 100% renováveis.

A exposição já passou por nove cidades desde o seu lançamento, incluindo eventos em Londres, na Inglaterra, e em Xangai, na China. “A floresta sob um novo prisma” foi vencedora do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) Nacional 2017, na categoria Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial.

Serviço

ABTCP 2018 – 51º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Data: dias 23, 24 e 25 de outubro

Local: Transamerica ExpoCenter, em São Paulo – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo | SP

Horário: das 13h às 20h

A visita para a Exposição Internacional de Celulose e Papel é gratuita.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Mais informações | FleishmanHillard

Assessoria de imprensa – Fibria 

Andrea Donadio

(11) 3185-9934

andrea.donadio@fleishman.com.br

Anne Dias

(11) 3185-9940

anne.dias@fleishman.com.br