Fibria premia ideias inovadoras de fornecedores no Vale do Paraíba (SP) – Fibria

Fibria premia ideias inovadoras de fornecedores no Vale do Paraíba (SP)

Programa i9 estimula a inovação a partir de sugestões que tragam melhorias aos processos

Jacareí, 6 de novembro de 2018 – A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva a inovação entre seus empregados e fornecedores por meio do Programa i9. A iniciativa estimula a criação de projetos inovadores, reconhece e premia profissionais que propõem ideias para melhorar os processos da empresa. No Vale do Paraíba (SP), o i9 Fornecedores recebe até dezembro sugestões de empregados das empresas Emflora, Expresso Nepomuceno e SKF.

O i9 Fornecedores é exclusivo para os prestadores de serviços e é uma das três categorias do programa – há ainda o i9 Livre e o i9 Foco, ambos voltados aos empregados da Fibria e, também, estão em andamento neste ano. “Estamos na quarta edição do i9 Fornecedores, em um processo de aprendizado deste modelo aberto que envolve a cadeia de suprimentos. A gestão do programa está mais automatizada e a ideia é ampliar as possibilidades de inovação, abrindo as portas para ouvir sugestões de outros públicos. Temos muitos fornecedores, que podem trazer novos olhares sobre nossos processos”, afirma Leandro Andreatta, coordenador do Sistema de Gestão da Fibria.

Representantes das três empresas fornecedoras participaram de treinamentos sobre o i9 no mês de agosto e as sugestões podem ser inscritas até o dia 31 de dezembro. Todas elas serão analisadas pela área de Controladoria da Fibria e, por um comitê de inovações, em caso de aprovação, os profissionais responsáveis pela ideia receberão uma premiação em dinheiro.

Entre as ideias premiadas, em anos anteriores, no i9 Fornecedores, Leandro Andreatta, destaca as sugestões para melhoria da ergonomia no manuseio de equipamentos utilizados na operação florestal, dentre outras ideias que geraram mais produtividade e qualidade de vida para os empregados.

Resultados em 2017

Além do i9 Fornecedores, que a cada edição envolve mais empresas parceiras, todos os profissionais da Fibria são estimulados a inscrever suas ideias para avaliações e análises técnicas nas categorias i9 Livre e i9 Foco, com sugestões que podem ser aplicadas em qualquer área ou com um tema definido, respectivamente.

No ano passado, a Unidade de Jacareí gerou 879 ideias, foram premiadas 532 ideias qualitativas e 42 quantitativas – 81 a mais que em 2016.

O Programa i9

O i9 é baseado em três pilares: participação dos profissionais, avaliação dos gestores (facilitadores das propostas) e implantação das soluções. Na avaliação, são considerados os benefícios que a ideia poderá proporcionar à empresa, se ela gera desenvolvimento de pessoas e melhorias para a área envolvida, se tem viabilidade técnica e econômica, entre outros fatores. As ideias devem ser criativas (inéditas na unidade) e proativas (iniciativas dos profissionais).

Os objetivos do programa são a redução de custos fixos e variáveis; aumento de produção e de eficiência em equipamentos; geração de valor para o atendimento ao cliente e incremento de receita.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158-4205