Fibria implanta central de monitoramento online e aumenta eficiência operacional da área de logística em Três Lagoas (MS) – Fibria

Fibria implanta central de monitoramento online e aumenta eficiência operacional da área de logística em Três Lagoas (MS)

Base recebe dados em tempo real, 24 horas por dia, da frota de transporte de madeira; inovação garante segurança e economia no processo

Três Lagoas, 28 de outubro de 2018 – A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, começou a operar neste ano a Central de Controles Operacionais de Logística (CCOL), que possibilita o monitoramento online, 24 horas por dia, da frota de veículos de transporte de madeira em Três Lagoas (MS), garantindo um aumento de 8% na produtividade e redução de 2% no consumo de diesel. A iniciativa faz parte do Projeto Floresta Inteligente, que trouxe uma série de inovações tecnológicas para a área florestal.

“A criação do CCOL foi planejada minuciosamente e, desde o início de seu funcionamento, conseguimos aprimorar a segurança e a eficiência da gestão logística. Os ganhos se refletem no aumento da produtividade e também na redução do consumo de combustível, o que reforça a preocupação da Fibria com a sustentabilidade das nossas operações”, afirma Tomás Balistiero, gerente-geral de Operações Florestais da Fibria no Mato Grosso do Sul.

Por meio de computadores de bordo, instalados nos painéis das carretas, a CCOL recebe informações via transmissão por satélite, GPS (que indica a localização) e telemetria (para medição de distâncias) que possibilitam observar detalhes relacionados à segurança da operação, respeito às normas de trânsito e cumprimento da jornada de trabalho, bem como o período de descanso dos motoristas das empresas terceirizadas responsáveis pelos serviços.

Em termos de produtividade, a CCOL consegue acompanhar o tempo de deslocamento, carga e descarga. Dessa forma, é possível aprimorar as operações e intensificar treinamentos com os profissionais, em casos de detecção de problemas durante o processo.

Outro benefício é a economia no consumo de combustível. Por meio das informações recebidas pela CCOL, agora é possível traçar rotas estratégicas que otimizam trajetos, garantindo a redução no consumo de 50 mil litros de diesel por mês. O monitoramento da velocidade dos veículos, desvios de rotas e freadas bruscas também contribuiu para a economia de combustível, que ainda trouxe como consequência positiva a diminuição de emissão de CO2 (dióxido de carbono, gás do efeito estufa, que agrava o aquecimento do planeta), garantindo menor impacto para o meio ambiente.

Floresta Inteligente

A partir de um diagnóstico, a Fibria estruturou a gestão de iniciativas de digitalização no Projeto Floresta Inteligente, liderado pela área Florestal. Foi criada uma arquitetura de coleta, comunicação, análise e disponibilização de dados, em que todas as ações de novas tecnologias são centralizadas no Projeto Floresta Inteligente.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implementados até o momento.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,092 milhão de hectares de florestas, sendo 656 mil hectares de florestas plantadas, 374 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 61 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158-4205