Fibria apoia primeiro Prêmio Literário de Jacareí (SP) – Fibria

Fibria apoia primeiro Prêmio Literário de Jacareí (SP)

Iniciativa que vai premiar autores de romances, poemas, contos e crônicas foi viabilizada por meio da LIC; inscrições podem ser feitas até 30 de setembro

Jacareí, 19 de setembro de 2018 – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, apoia há onze anos consecutivos projetos culturais por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de Jacareí (SP). Neste ano, a literatura ganha destaque com o 1º Prêmio Literário de Jacareí (PliJ).

Em parceria com a Fundação Cultural e a Prefeitura Municipal da cidade, a iniciativa vai premiar autores em três categorias: Poemas, Romances e Contos e Crônicas. O júri, formado por especialistas de destaque na literatura nacional, avaliará todas as obras inscritas. O vencedor de cada categoria terá a obra publicada no impresso Jornal Semanário de Jacareí e receberá um valor em dinheiro.

“O 1º Prêmio Literário de Jacareí valoriza os autores da cidade e, consequentemente, abre as portas do universo literário para a comunidade. Sabemos da riqueza cultural da cidade e esperamos que o prêmio se consolide como um revelador de talentos”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

O projeto prevê um evento de lançamento e premiação, em data a ser definida, que contará com a presença dos curadores do prêmio, palestras, debates e troca de experiências com os participantes do concurso.

“Desde o início das atividades das Edições Semanário, em 1996, somos procurados por pessoas interessadas em editar livros, mas a grande maioria não tem como arcar com os custos. Observando isso, buscamos criar um mecanismo para valorizar os escritores locais e dar a oportunidade de talentos se desenvolverem e se lançarem ao mercado literário, em um concurso transparente e aberto a todos”, diz Inez Valezi, coordenadora geral do projeto.

Podem participar maiores de 16 anos, residentes em Jacareí há mais de dois anos. Cada concorrente pode inscrever quantas obras inéditas quiser, usando pseudônimo, mas só poderá ser premiado uma vez. A inscrição pode ser feita presencialmente na sede do jornal Semanário de Jacareí (rua Armando Sales de Oliveira, 74, Jardim Leonídia) ou de forma online. O regulamento completo está disponível em www.semanario.com.br e www.plij.com.br. Mais informações pelo email contato@plij.com.br ou telefones (12) 3952-1888 e 3952-5022.

LIC

Na mais recente seleção da LIC, a Fibria também está apoiando os projetos “Coro Jovem de Jacarehy Canções do Brasil” – que oferece capacitação musical para 50 jovens -, a mostra “Migrantes: A Cidade Mosaico” – com fotografias que revelam o movimento migratório ocorrido em Jacareí – e a exposição “Trilhas de um Sonhador”, que destaca a trajetória do artista plástico Guataçara Monteiro. Desde a primeira vez que patrocinou projetos pela LIC, a Fibria já beneficiou 47 iniciativas em Jacareí.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158-4205