Com apoio da Fibria, Jacareí recebe exposição de arte com retratos da cultura popular regional

Mostra traz 40 obras do artista plástico Guataçara Monteiro; projeto recebe apoio por meio da LIC e tem parceria da Fundação Cultural de Jacarehy

Jacareí, 22 de agosto de 2018 – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva ações socioculturais nas comunidades onde possui operação. Dessa forma, apoia por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), e em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, a exposição ‘Trilhas de um Sonhador’, que permanece aberta ao público no espaço Educamais, em Jacareí (SP), até o dia 26 de outubro.

A exposição conta com 40 colagens, pinturas, esculturas e instalações que fazem uma retrospectiva de 18 anos de carreira do artista paraense, radicado há 15 anos no Vale do Paraíba. “A Fibria apoia projetos por meio da LIC desde 2005, reconhecendo a importância de iniciativas que valorizam as tradições da cidade e da região. A exposição ‘Trilhas de um Sonhador’ resgata valores culturais e educacionais, com temas que remetem à natureza e brincadeiras, sendo bastante atrativas para os jovens, além de mostrar a trajetória de um artista engajado em melhorar o país por meio da educação e da arte”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Com forte apelo visual e lúdico, as obras remetem a uma infância feliz do artista e ressaltam a importância da cultura popular regional. Destaque para ‘A Fábrica de Pipas’ e para ‘O Manto II’. “A primeira é uma instalação que reconstrói a fábrica de pipas do meu pai. A criançada vai adorar. A outra traz uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré com aplicações de tecidos, sementes e materiais naturais. Procurei fazer uma ponte entre os mantos da região amazônica e as manifestações artesanais do Vale do Paraíba”, conta o artista, Guataçara Monteiro.

Ganhando cada vez mais visibilidade – já realizou 28 exposições individuais e coletivas, inclusive na França – Guataçara se sente em casa na região, enxergando similaridades com sua terra natal. “O que me atraiu no Vale do Paraíba foi a semelhança com a Amazônia, com muita água, paisagens exuberantes e rica cultura”, diz Guataçara.

Empresário do setor cultural, educador e pesquisador das tradicionais danças circulares, o artista se aprofundou nas pesquisas sobre o folclore regional e passou a ministrar oficinas e atividades pedagógicas. Desde 2009, percorreu 12 cidades, atingindo cerca de 200 mil alunos e professores. Para ele, esse é o caminho para melhorias na sociedade.

 

Fibria e LIC

Na mais recente seleção da LIC, a Fibria também apoiou os projetos ‘Coro Jovem de Jacarehy Canções do Brasil’ – que oferece capacitação musical para 50 jovens -, o ‘1º Prêmio Literário de Jacareí’ – que prevê o lançamento de três coletâneas e debates literários – e a mostra ‘Migrantes: A Cidade Mosaico’, uma exposição de fotografias tratando do movimento migratório ocorrido em Jacareí.

A Fibria incentiva a cultura, por meio da LIC, desde 2005 e apoia projetos culturais há 11 anos consecutivos, tendo beneficiado 47 iniciativas em Jacareí.

 

Exposição Trilhas de um Sonhador

Visitação: Aberto ao público até o dia 26 de outubro

De segunda a sexta (9h às 21h); sábados, domingos e feriados (9h às 19h)

Local: Educamais Jacareí (Av. Eng. Davi Lino, 3595, Jardim Marcondes)

Entrada gratuita

Agendamento para escolas e grupos: (12) 3955-9526

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158.4205