Com apoio da Fibria, alunos fazem meliponário em escola municipal de Jacareí (SP)

Alunos da EMEF Prof. José Éboli de Lima aprenderão na prática sobre biodiversidade e detalhes do processo de polinização com abelhas sem ferrão

Jacareí, 03 de julho de 2018 – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, realiza desde o ano passado o projeto Práticas Sustentáveis no município de Jacareí (SP). O objetivo é incentivar a participação de crianças e jovens em iniciativas que beneficiem o meio ambiente e contribuam para a qualidade de vida. Como parte do projeto, os alunos da EMEF Prof. José Éboli de Lima, no distrito de São Silvestre, em Jacareí (SP), construíram um meliponário. Trata-se de um espaço apropriado para criação de abelhas nativas.

“A construção de um meliponário tem proposta educativa. A produção de mel com as abelhas sem ferrão, possibilita o contato com os estudantes, que aprenderão na prática sobre a importância desses insetos no ecossistema. Afirma o consultor de sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

A caixa instalada na escola é de abelhas da espécie Jataí, típica do Brasil e que favorece a polinização da flora nativa, de lavouras e pomares, além de contribuir para a conservação da biodiversidade. Todos os 386 alunos devem ter contato com os insetos em atividades planejadas pelos professores.

A iniciativa contou com a participação de técnicos do Programa Colmeias, que capacitaram os educadores e alunos e também participaram da instalação da caixa de abelhas. O Programa Colmeias tem o intuito de fortalecer a apicultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola na região. No Vale do Paraíba, cerca de 80 apicultores, de 10 cidades, participam do programa, criado há 15 anos e que tem trazido bons resultados, como o aumento de 47% na produção em 2017, comparando com o ano anterior.

Práticas Sustentáveis

Desde o ano passado, os alunos e educadores da EMEF Prof. José Éboli de Lima participam de uma série de ações do projeto Práticas Sustentáveis. Houve a construção de uma cisterna para captação e reaproveitamento de água pluvial, plantio de árvores frutíferas, comercialização de produtos da horta e implantação de composteiras, que deram destino sustentável para 10 toneladas de resíduos alimentares das merendas. As atividades continuam até o final do ano.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,092 milhão de hectares de florestas, sendo 656 mil hectares de florestas plantadas, 374 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 61 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158.4205