Núcleo de Educação Ambiental da Fibria abre programação gratuita de oficinas de férias – Fibria

Núcleo de Educação Ambiental da Fibria abre programação gratuita de oficinas de férias

Núcleo de Educação Ambiental da Fibria abre programação gratuita de oficinas de férias.
Jacareí – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, oferece de 12 de janeiro a 1º de fevereiro, em seu Núcleo de Educação Ambiental (NEA) de Jacareí (SP), uma agenda diversificada de oficinas gratuitas que incentivam a utilização de resíduos sólidos para a criação de elementos que possibilitam a preservação do meio ambiente.Fibria_NEA_oficina
A programação contempla a criação de brinquedos de madeira, papel artesanal, hortas e jardins verticais, entre outras opções de fácil manuseio, que colocam em prática a criatividade e a educação ambiental. “Trazer a comunidade para conhecer e participar de ações que incentivem à educação e preservação ambiental é essencial para que esse aprendizado seja multiplicado e colocado em prática”, diz a consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria, Camila Reggiani da Silva.

Serviço

Todas as oficinas serão realizadas das 13h às 16h. O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Fibria está localizado na avenida Projetada, 75, distrito de São Silvestre (região oeste), em Jacareí. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (12) 2128-1643 ou e-mail nea.jacarei@fibria.com.br.

Confira abaixo a programação de férias e participe!

12/1 – Geotinta
Nessa oficina, o aprendizado será sobre os tipos de solo e a produção de tinta com argila. O material produzido será aplicado na pintura de um dos muros do NEA.

16/1 – Quadros vivos
Serão abordadas questões sobre o cultivo de suculentas, que são plantas de pequeno porte, fáceis de cuidar e ótimas opções para adornar ambientes internos. Além das dicas para o cultivo dessa espécie, também serão confeccionados quadros decorativos em que essas plantas podem ser acomodadas.

18/1 – Carpintaria
O dia será dedicado à explanação de equipamentos que são utilizados no serviço de carpintaria (trabalho com madeira) e atitudes seguras sobre essa atividade. Como atividade prática, serão construídos brinquedos de madeira que utilizam toras de eucalipto como matéria-prima.

22/1 – Celulose e papel
Você sabe como a Fibria produz celulose? Nessa oficina, além de conhecer o processo realizado pela Fibria, também serão criados papeis artesanais. Durante a atividade, será abordada a questão do uso do papel no dia a dia e como ele pode ser utilizado com foco na diversão.

24/1 – Jardins e hortas verticais
Com o intuito de apresentar novas alternativas de cultivo de hortaliças, temperos, ervas medicinais e flores, serão apresentados e construídos alguns modelos de hortas e jardins verticais com materiais alternativos de baixo custo e fáceis de serem encontrados.

26/1 – Resíduos sólidos
Dentro desse tema, a intenção é apresentar a reutilização de resíduos sólidos gerados na rotina do dia a dia. Uma das aplicações será na produção de mudas de hortaliças e de temperos, ensinando o processo de germinação das plantas.

30/1 – Agrofloresta
Nessa oficina, serão abordados os princípios da cooperação das árvores e a produção de frutas por meio das agroflorestas, que consistem em um sistema de plantio que auxilia na recuperação de uma floresta. Como atividade prática, serão desenvolvidas atividades de manutenção nas agroflorestas existentes no NEA.

1º/2 – Paisagismo
Serão abordadas orientações sobre o paisagismo ecológico e a utilização dos elementos naturais na criação de jardins atrativos, diferentes e com funcionalidades.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br